Rios da bacia do Juruá já apresentam seca e situação é alarmante

Os indígenas Kuntanawa, que moram no Rio Tejo, um dos afluentes do Juruá, na região do município de Marechal Thaumaturgo, dizem que o manancial está quase seco nas cabeceiras. Outros

Os indígenas Kuntanawa, que moram no Rio Tejo, um dos afluentes do Juruá, na região do município de Marechal Thaumaturgo, dizem que o manancial está quase seco nas cabeceiras. Outros mananciais, como o Bagé, também apresentam baixo volume de água.

Flávio Haru, um dos líderes dos Kuntanawa, subiu com um grupo até as cabeceiras do Tejo. Tiveram que empurrar ou puxar o barco várias vezes devido ao baixo volume de água no manancial. “Do jeito que já está nesta época do ano, vai apartar. Pode-se dizer que o Rio Tejo está morto”, cita Flávio, que mostra em fotos a situação que enfrentaram nas cabeceiras do Tejo.

Ele relata ter visto vários crimes ambientais no percurso, como caça e retirada de madeira. “Encontramos pessoas que tinham ido caçar e estavam voltando com os bichos e também a retirada de madeira”, conta Haru, afirmando que há outros rios da bacia do Juruá em situação igual.

O indigenista aposentado da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Antônio Macedo, que voltou de uma viagem ao Alto Rio Juruá e afluentes.

IMG-20240608-WA0066
IMG-20240608-WA0062

diz que a situação de seca é alarmante. “Todos os rios da alto bacia do Juruá estão muito secos, dado os efeitos das mudanças climáticas. A situação é alarmante porque ainda estamos no final do inverno Amazônico, quando ainda há chuvas e já está seco assim. Em setembro, no auge do verão, não sabemos qual será o cenário. Os rios, além de serem as estradas, são fonte de alimentos para os ribeirinhos. Sem água não há vida”, conclui preocupado o “Txai ” Macedo.

ac24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O evento foi realizado às 7:30h, na Escola São José, em Cruzeiro do Sul.

A Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC) publicou nesta terça-feira, 3, um edital de notificação para seus servidores sobre a necessidade de regularização da atualização cadastral referente ao ano

A reunião, em Brasília, reuniu prefeitos dos municípios do Juruá, além de representantes do Governo do Estado e da Associação dos Municípios do Acre (AMAC).
Previsão é de chuva de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos, de 40 km/h a 60 km/h.
Foram nomeados 13 aprovados para os cargos de agente socioeducativo, assistente social, psicólogo, e técnico administrativo e operacional.
A cota única ou 1ª parcela fica entre 31 de janeiro e 29 de agosto de 2025, dependendo do final da placa.
Somente este ano, o valor pago foi de R$ 590.076.448,34.
Gladson disse que não se pode colocar em cheque o maior concurso de sua gestão e pediu que a banca organizadora seja mais responsável.
Não existem mais publicações para exibir.