Sefaz estabelece regras e prazos para pagamento do IPVA 2025 no Acre

A cota única ou 1ª parcela fica entre 31 de janeiro e 29 de agosto de 2025, dependendo do final da placa.

A Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz) publicou nesta terça-feira (3), a Portaria nº 683/2024, que regulamenta os valores da base de cálculo e os prazos para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2025.

Conforme o documento assinado pelo secretário José Amarísio Freitas de Souza, o imposto será calculado com base na alíquota estabelecida pela Lei Complementar nº 114, de 2002, aplicada sobre o valor de mercado de cada veículo, detalhado em anexo à portaria. Os contribuintes podem optar por quitar o IPVA em cota única, com 10% de desconto, ou parcelar o imposto em até três vezes, respeitando os prazos estipulados de acordo com o final da placa do veículo.

A cota única ou 1ª parcela fica entre 31 de janeiro e 29 de agosto de 2025, dependendo do final da placa. Já a 2ª e 3ª parcelas vencem nos meses subsequentes à primeira, conforme tabela publicada. A parcela mínima é de R$ 50,00 e o pagamento em cota única, uma vez iniciado, exclui a possibilidade de parcelamento.

O atraso no pagamento impede a emissão da Certidão Negativa de Débitos e, em caso de inadimplência superior a três meses, o débito será automaticamente acrescido de juros, multas e penalidades, conforme prevê a legislação estadual. Além disso, a transferência de veículos só será possível após a quitação do imposto.

Os proprietários podem emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) pelo site oficial do Detran-AC ou nos postos de atendimento do órgão e das unidades regionais da Sefaz.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O Centro de Referência será um pilar essencial para oferecer acolhimento, proteção e assistência às mulheres
Amanhã, dia 23 de janeiro, às 07h, será celebrada a Missa de Corpo Presente no mesmo local.
Foi também esse resultado obtido com voluntários adultos, que levou a Valneva e o Butantan a solicitarem à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os débitos devem ser quitados e o reenquadramento solicitado até o dia 31 de janeiro de 2025.
Boletim epidemiológico revela o panorama das doenças respiratórias no estado e destaca a importância da vacinação e prevenção.
Presidente dos EUA prometeu durante campanha “fechar a fronteira no primeiro dia” que assumisse o cargo.
O extrato do Contrato de Cessão Gratuita foi publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira, 16.
O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 13 de fevereiro de 2025.
Não existem mais publicações para exibir.