O início de 2025 para o município de Rodrigues Alves tem sido delicado devido ao aumento de mais de 300% nas notificações dos casos de dengue, com 530 casos de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. No mesmo período de 2024, foram registrados 168 casos suspeitos. Atualmente, o município investiga 480 casos suspeitos.
De acordo com Paula Paixão, Secretária Municipal de Saúde, o município tem uma população de 15 mil habitantes e tem registrado a maior incidência de casos no bairro São Francisco. “Esse número abrange toda a população de Rodrigues Alves, tanto a área urbana quanto a área rural, mas se concentra principalmente na zona urbana. O bairro com mais notificações é o São Francisco”, explica a secretária.
A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Coordenação de Endemias, realiza bloqueios químicos e focais, e promove uma ampla limpeza na cidade, com o objetivo de eliminar os focos. Além disso, as equipes de vigilância epidemiológica intensificaram as ações de combate.
“A prefeitura tomou medidas rápidas ao perceber a situação. Fizemos serviços de roçagem, retirada de entulhos e desobstrução dos bueiros, em parceria com as Secretarias de Obras e Meio Ambiente”, informa Paula Paixão.
A profissional enfatiza a importância da vacinação contra a dengue. “A população deve procurar as unidades básicas de saúde para a vacinação. Na zona urbana, temos as UBS Renato Leite e Eutalia de Paula Oliveira, e na zona rural, é preciso buscar o posto de saúde mais próximo.”
Em caso de aumentarem as notificações, o município avalia a adoção de medidas mais rigorosas junto ao governo do estado.
Redação Juruá24horas
Foto: portal Wemeds