Davi Friale prevê semana com chuvas diárias em todo o Acre

No entanto, ele destaca que não há tendência de volumes expressivos de chuva em um único dia.

Foto: Jardy Lopes

O pesquisador David Friale divulgou nesta segunda-feira (10) sua previsão para o clima no Acre, indicando que o tempo não sofrerá mudanças significativas pelo menos até o próximo domingo (16).

Segundo Friale, conhecido como o “Mago do Tempo”, a elevada umidade do ar proveniente do oceano Atlântico continuará provocando chuvas diárias. A maioria dessas precipitações será pontual e passageira, mas algumas áreas poderão registrar chuvas fortes e um pouco mais prolongadas.

No entanto, ele destaca que não há tendência de volumes expressivos de chuva em um único dia. No acumulado da semana, entre sete dias, alguns municípios poderão registrar entre 70 e 140 mm de chuva.

Temperaturas e ventos

As temperaturas máximas no estado devem oscilar entre 28ºC e 32ºC, enquanto as mínimas ficarão entre 21ºC e 24ºC.

A principal mudança prevista em relação às semanas anteriores está nos ventos, que soprarão predominantemente de sudeste, com variações do sul e leste, em intensidade fraca a calma.

Risco de enchentes

Friale reforçou que não há tendência de enchentes de grandes proporções nos principais rios do Acre. Ele considera praticamente nula a possibilidade de transbordamentos como os registrados em 2015 e 2024, pois as condições atmosféricas e oceânicas não indicam chuvas intensas e prolongadas.

Apesar disso, ele alertou para o risco de transbordamento repentino de córregos e igarapés, o que pode causar sérios transtornos aos moradores de áreas vulneráveis.

Situação dos rios no Acre

• Rio Acre (Rio Branco): Estava em 14,25 metros às 14h desta segunda-feira e deve chegar a 14,5 metros antes de estabilizar e iniciar uma descida lenta ao longo da semana.

• Rio Juruá (Cruzeiro do Sul): Estava estabilizado em 13,5 metros e tem tendência de baixa nos próximos dias.

• Rio Iaco (Sena Madureira): Marcava 14 metros nesta segunda-feira e também deve começar a baixar.

O pesquisador citou que os níveis dos rios mencionados são os registrados pela Agência Nacional de Águas (ANA), que atualiza os dados a cada 15 minutos.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O livro traz narrativas ambientadas nas comunidades, rios e vilas da região do Juruá, retratando dramas humanos e aspectos do cotidiano amazônico.
As causas do acidente ainda não foram oficialmente divulgadas.
A construção da fogueira envolveu cerca de 20 homens da comunidade e contou com apoio da prefeitura de Mâncio Lima.
A operação foi realizada de forma conjunta entre os bombeiros e os profissionais do Samu.
As escolas participantes devem criar a Comissão Convida, responsável pela elaboração de um projeto de ação com base em três eixos temáticos: territórios saudáveis, territórios que protegem e territórios de

Foto: Tony Winston/Agência Brasília O estado do Acre está entre os poucos do país que começaram a apresentar sinais de estabilização ou queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

A previsão é que ele permaneça na cidade por cerca de dez dias.
Ainda não há informações se Feitosa ocupará um cargo na prefeitura.
Não existem mais publicações para exibir.