Cerca de 4,5 mil pessoas com Síndrome Gripal buscaram atendimento no Acre só em 2025

Esse número representa um aumento de pouco mais de 39% quando comparado ao mesmo período no ano passado, quando foram registradas 3.227 consultas.

Foto: kitsawet/Adobe Stock

Dados do 9º Boletim de Síndromes Respiratórias, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), divulgado nesta semana, apontam que as unidades sentinelas do estado registraram um total de 4.500 consultas por Síndrome Gripal em 2025.

Esse número representa um aumento de pouco mais de 39% quando comparado ao mesmo período no ano passado, quando foram registradas 3.227 consultas.

Ainda de acordo com o boletim, a faixa etária mais afetada pelas doenças respiratórias sofreu uma alteração. Em 2025, pessoas de 20 a 39 anos foram as mais acometidas pelas síndromes, enquanto que em 2024 o maior registro se deu em pessoas de 20 a 29 anos.

Além disso, coletas realizadas nas primeiras 11 semanas de 2025 mostram que os vírus Rinovírus, Sars Cov-2, influenza A (H1N1) e B e adenovírus foram os que mais circularam entre os pacientes atendidos nas três unidades sentinelas do estado.

A Sesacre alertou para a adoção de medidas preventivas, como o distanciamento social, uso de máscaras, e higiene das mãos. A vacinação também foi destacada como ferramenta indispensável no combate às síndromes, em especial nos grupos de risco, que compreende a crianças menores de 9 anos, pessoas acima de 60 anos e pacientes imunosuprimidos.

Por Contilnet 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Apesar do susto, todas as vítimas estavam conscientes e apresentavam apenas escoriações.
Trump disse que a aplicação da taxa será progressiva, começando com uma base de 2,5%.
No Brasil, os estados com mais casos são Amazonas, Roraima e Rio de Janeiro.
Os ventos sopram de fracos a calmos, com rajadas moderadas, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
O trecho, que liga vilas e agrovilas, vem atraindo cada vez mais praticantes do esporte, impulsionados pela infraestrutura e pelo cenário inspirador.
A equipe foi formada após uma seletiva organizada pela Federação de Judô do Acre – FJEAC e contará com o acompanhamento de três treinadores.
Além da centralização da saúde em Rio Branco, o levantamento também destaca desafios na gestão educacional.
Não existem mais publicações para exibir.