Acre mantém gestão da saúde e educação centralizada na capital

Além da centralização da saúde em Rio Branco, o levantamento também destaca desafios na gestão educacional.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

O Acre está entre os seis estados brasileiros que concentram toda a gestão da saúde na capital, segundo a pesquisa Gestão do Território 2024, divulgada nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo analisa a distribuição dos Centros de Gestão em 5.570 municípios do país, evidenciando como a administração pública é organizada nos níveis federal e estadual.

Além da centralização da saúde em Rio Branco, o levantamento também destaca desafios na gestão educacional. O Acre, assim como Amapá, Amazonas e Roraima, não possui níveis intermediários de administração estadual da educação entre a capital e os municípios.

Embora existam unidades regionais em todas as cidades do estado, elas exercem jurisdição apenas sobre seus próprios territórios, sem significativamente sobre outras localidades. Essa estrutura pode dificultar a gestão, especialmente em municípios de grande extensão territorial e com distritos de difícil acesso.

A pesquisa do IBGE revela que, em 2024, apenas 39,1% dos municípios brasileiros são classificados como Centros de Gestão do Território, número reduzido inferior aos 39,6% registrados em 2014.

Na região Norte, muitos municípios apresentam baixo nível de centralidade na gestão pública, o que pode impactar o alcance e a eficiência dos serviços estaduais.

A Gestão do Território 2024 reforça o papel das capitais e dos grandes centros urbanos na hierarquia administrativa do país. Brasília liderou o ranking nacional por sediar as principais instituições públicas, seguida por Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Recife (PE), que ocupam o segundo nível hierárquico.

O estudo também aponta que 528 municípios brasileiros receberam reforço no indicador de centralidade da gestão pública para desempenharem papel relevante na administração estadual, especialmente nas áreas de saúde e educação.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O trecho, que liga vilas e agrovilas, vem atraindo cada vez mais praticantes do esporte, impulsionados pela infraestrutura e pelo cenário inspirador.
A equipe foi formada após uma seletiva organizada pela Federação de Judô do Acre – FJEAC e contará com o acompanhamento de três treinadores.
A seleção será feita de forma presencial em Cruzeiro do Sul, na segunda-feira, 31, no Clube Cordélia Lima das 11h às 12h e das 14h às 15h pelo cineasta Sérgio
Conversações em curso visam beneficiar estados como Paraná, Rio Grande do Sul e Acre, que já possuem o status de liberdade da febre aftosa.
Sete pessoas foram presas e materiais ilícitos apreendidos durante a operação conjunta
O incidente ocorreu quando o proprietário do veículo, identificado como Antônio, estacionou a caminhonete em modo automático
Ao lado do chefe regional do DERACRE, Mauri Barbosa, o parlamentar reforçou a importância de antecipar as ações logísticas.
Testemunhas relataram que a caminhonete deslizou e acabou indo parar na água.
Não existem mais publicações para exibir.