Amazonas, Roraima e Rio de Janeiro lideram casos de tuberculose no Brasil

No Brasil, os estados com mais casos são Amazonas, Roraima e Rio de Janeiro.

A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões e se espalha pelo ar, através da tosse, espirros ou fala de pessoas infectadas. Em 2023, a doença causou mais de 5,9 mil mortes no Brasil e registrou mais de 84 mil novos casos, segundo o Ministério da Saúde.

No Brasil, os estados com mais casos são Amazonas, Roraima e Rio de Janeiro. Dados até setembro de 2024 mostram que o Amazonas lidera com 86,3 casos por 100 mil habitantes, seguido por Roraima (78,9) e Rio de Janeiro (73,7).

O programa Brasil Saudável, lançado em fevereiro de 2024, busca eliminar a tuberculose como problema de saúde pública até 2030. A meta é reduzir a incidência para menos de 10 casos por 100 mil habitantes e o número de óbitos para menos de 230 por ano.

Para isso, o governo federal trabalha junto a 12 ministérios no combate à fome, pobreza e desigualdade, além de investir em saneamento, infraestrutura e fortalecimento do SUS.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Trump disse que a aplicação da taxa será progressiva, começando com uma base de 2,5%.
Os ventos sopram de fracos a calmos, com rajadas moderadas, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
O trecho, que liga vilas e agrovilas, vem atraindo cada vez mais praticantes do esporte, impulsionados pela infraestrutura e pelo cenário inspirador.
A equipe foi formada após uma seletiva organizada pela Federação de Judô do Acre – FJEAC e contará com o acompanhamento de três treinadores.
Além da centralização da saúde em Rio Branco, o levantamento também destaca desafios na gestão educacional.
A seleção será feita de forma presencial em Cruzeiro do Sul, na segunda-feira, 31, no Clube Cordélia Lima das 11h às 12h e das 14h às 15h pelo cineasta Sérgio
Conversações em curso visam beneficiar estados como Paraná, Rio Grande do Sul e Acre, que já possuem o status de liberdade da febre aftosa.
Não existem mais publicações para exibir.