Acre tem uma das maiores taxas de dependência do SUS no Brasil

De acordo com o mapa, 94% dos acreanos utilizam apenas os serviços públicos de saúde, índice acima da média nacional, que é de 84%. Os dados são referentes a 2024.

Um levantamento divulgado pela página Brasil em Mapas, com base em dados do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no sábado, 12, revela que o Acre está entre os estados brasileiros com maior percentual de população dependente exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o mapa, 94% dos acreanos utilizam apenas os serviços públicos de saúde, índice acima da média nacional, que é de 84%. Os dados são referentes a 2024.

No Brasil, apenas 24,5% da população é beneficiária de planos de saúde, concentrados principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Em estados como São Paulo, por exemplo, esse percentual chega a 41%, o que faz com que apenas 59% da população paulista dependa exclusivamente do SUS, o menor índice do país.

Já no Norte, a dependência pelo sistema público é predominante. Além do Acre, estados como Roraima (95%) e Amapá (82%) também registram altas taxas de exclusividade ao SUS.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Apesar das chuvas, o calor ainda predomina nessas áreas.
Os dados pessoais devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal.
A elevação salarial, que passou a fixar o valor em R$ 28,5 mil mensais, gerou forte repercussão e críticas na capital acreana.
O volume representa um salto em relação à safra anterior, que fechou em 2024 com 3.079 toneladas colhidas em 1.115 hectares de área plantada. Para 2025, a expectativa é de
Precisamos de ajuda para continuar perto dela nesse momento tão difícil”, contou Mizael, emocionado.
De acordo com as investigações, T. S. da Silva já vinha sendo monitorado pela equipe do NEPATRI após uma série de crimes
Apesar dos desafios, a operação seguiu com o apoio de ribeirinhos da comunidade local
Segundo informações de familiares, ele passou mal na noite de sábado, foi levado ao médico, mas acabou não resistindo após sofrer uma parada cardíaca.
Não existem mais publicações para exibir.