Maus-tratos contra animais também incluem abandono, fome e negligência

A iniciativa alerta que violência contra cães, gatos e outros bichos vai além das agressões físicas: abandono, fome, acorrentamento e negligência também são considerados crimes.

O mês de abril é marcado pela campanha Abril Laranja, criada para conscientizar a população sobre os maus-tratos aos animais. A iniciativa alerta que violência contra cães, gatos e outros bichos vai além das agressões físicas: abandono, fome, acorrentamento e negligência também são considerados crimes.

Quem presencia maus-tratos contra animais pode e deve denunciar. O recomendado é registrar a situação com fotos ou vídeos e procurar a delegacia mais próxima. Também é possível acionar a Polícia Militar pelo número 190. A denúncia é essencial para que os casos sejam investigados e os responsáveis responsabilizados.

A campanha reforça que não são apenas as agressões físicas que configuram maus-tratos. Abandonar, acorrentar, deixar sem comida, água ou assistência veterinária também são atitudes que ferem o bem-estar dos animais. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece serviços gratuitos que ajudam na prevenção de doenças, como a vacinação antirrábica e a distribuição de coleiras contra a leishmaniose, disponíveis em áreas de risco.

No Acre, a legislação estadual também avança no combate a essas práticas. A Lei 3.940/2022 proíbe o exercício de cargo, emprego ou função pública por pessoas condenadas por maus-tratos a animais. A medida vale para toda a administração pública direta e indireta, incluindo o Governo do Estado, secretarias, Assembleia Legislativa, Judiciário e empresas públicas com participação estadual. A regra só entra em vigor após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Apesar do susto, ninguém se feriu e o episódio terminou apenas em uma boa história para contar
Nos últimos anos, o aumento foi estrondoso especialmente em cidades como Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Assis Brasil e Brasiléia”, afirma Farias
Agentes de mercado esperava avanço em torno de 0,44%. Nos 12 meses até abril, a “prévia da inflação” passou a subir 5,49%, de 5,26% no mês anterior.

Um levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) colocou duas cidades do Acre entre as 20 cidades mais competitivas da região norte. A capital acreana aparece na 4ª posição

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 668,73.
informações do MapBiomas e do IBGE.
O evento será realizado na Praça Orleir Cameli, a partir das 20h.
Ítalo de Souza, de 31 anos, sofreu mal súbito enquanto jogava em centro esportivo na Estrada Alberto Torres; Samu foi acionado, mas ele já estava sem vida.
Não existem mais publicações para exibir.