Acre registra aumento de 50% nos homicídios contra indígenas, aponta Atlas da Violência 2025

Ao contrário do Acre, o Pará e o Amapá apresentaram queda nas ocorrências

O estado do Acre registrou aumento no número de homicídios registrados contra povos indígenas em 2023. Os dados constam no Atlas da Violência 2025, divulgado no último dia 7 deste, e mostram um crescimento de 50% no número de casos em relação ao ano anterior.

Segundo o levantamento, seis indígenas foram assassinados no Acre em 2023, dois a mais que em 2022, quando houve quatro registros. O estado acreano não foi o único estado amazônico a registrar aumento. Maranhão e Tocantins também apresentaram crescimento nos índices.

O estudo destaca que há uma diferença expressiva entre os homicídios oficialmente registrados e os estimados. Por isso, utiliza metodologias estatísticas para corrigir distorções causadas por falhas em investigações, ausência de perícia adequada e omissões nos registros civis.

Ao contrário do Acre, o Pará e o Amapá apresentaram queda nas ocorrências. No Pará, os homicídios caíram de dez para quatro casos entre 2022 e 2023. O Amapá, por sua vez, não registrou nenhum assassinato em 2023, após ter contabilizado dois no ano anterior.

No topo do ranking de violência contra indígenas está Roraima, com 59 homicídios em 2023, um total de 11 a mais que no ano anterior. O Amazonas aparece em segundo lugar, com 36 casos no último ano, contra 38 registrados em 2022.

De forma geral, o Brasil registrou um aumento de 10,7% nos homicídios de indígenas entre 2022 e 2023. Foram 227 mortes violentas em 2023, contra 205 no ano anterior, de acordo com o Atlas.

CONTILNET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

As seis dezenas do concurso 2.864 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), deste sábado (17) no Espaço da Sorte, em São Paulo. O sorteio terá

Já em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, os índices devem ficar entre 60% e 70% durante a tarde, com máxima de 100% ao amanhecer.

Foto: Jardy Lopes Enquanto 12 estados brasileiros registraram aumento na taxa de desocupação no primeiro trimestre de 2025, o Acre se manteve estável, segundo os dados divulgados nessa sexta-feira, 16,

Com bolo gigante, prêmios, apresentações culturais e ações de saúde, festa promovida pela Prefeitura reuniu famílias de todos os cantos da cidade no Complexo Esportivo do bairro Aeroporto Velho.
A vítima foi identificada como Paulo Denis do Nascimento Ferreira, policial militar do município de Guajará (AM).
De acordo com informações da polícia, Teco foi executado a tiros enquanto consumia bebida alcoólica.
A ação visa recuperar os aparelhos e devolvê-los às vítimas.
O novo valor representa um aumento de 16,71%, ou R$ 37,01 a mais em relação ao preço anterior, que era de R$ 225,50.
Não existem mais publicações para exibir.