Combustíveis podem ficar mais baratos nas próximas semanas, diz ministro

O ministro também lembrou que os países integrantes do grupo detêm reservas significativas de minerais considerados críticos para o avanço de tecnologias sustentáveis.

Nesta segunda-feira (7) no Rio de Janeiro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sinalizou que os preços da gasolina e do diesel podem sofrer redução nas próximas semanas, desde que o cenário internacional do petróleo permaneça estável.

Silveira explicou que a recente diminuição das tensões entre Israel e Irã e trouxe alívio ao mercado, o que pode influenciar diretamente nos valores dos combustíveis. “Estávamos bastante preocupados com os efeitos dessa guerra. Agora que houve uma trégua na tensão, há uma real possibilidade de queda nos preços, o que seria um alívio para o consumidor brasileiro”, avaliou o ministro.

O governo federal, segundo ele, tem intensificado os esforços para garantir que eventuais reduções de preços por parte da Petrobras sejam refletidas diretamente nas bombas. “O presidente Lula tem cobrado isso com frequência. Estamos atuando de forma fiscalizatória para evitar abusos e assegurar que o cidadão perceba os efeitos das políticas públicas voltadas à justiça tarifária”, destacou.

Além das discussões sobre energia e combustíveis, a cúpula também abordou temas voltados à sustentabilidade e ao desenvolvimento energético. Silveira ressaltou a importância do Brics como fórum estratégico para viabilizar investimentos na transição energética, especialmente por meio do Banco do Brics.

O ministro também lembrou que os países integrantes do grupo detêm reservas significativas de minerais considerados críticos para o avanço de tecnologias sustentáveis. Contudo, ele frisou a necessidade de compatibilizar o desenvolvimento dessas atividades com o respeito à legislação ambiental. “É essencial que a extração de recursos naturais caminhe ao lado de uma regulamentação responsável, que preserve o equilíbrio entre crescimento econômico e proteção ambiental”, concluiu.

A cúpula reforçou o compromisso dos países membros com a cooperação em áreas estratégicas, como energia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, sinalizando o fortalecimento do bloco em pautas globais.

Por Contilnet 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O banco também pede que nenhum cidadão forneça senhas e esclarece que ninguém está autorizado a fazer esse tipo de pedido.
A ação também contou com a parceria da CoopSul, Cooperativa de Resíduos Sólidos, que recolheu mais de 3 toneladas de materiais reaproveitáveis.
Segundo a Sesacre, no Acre, 96,67% da população acreana tomou a primeira dose da vacina contra o sarampo, mas apenas 70,32% tomaram a segunda dose do imunizante.
Ana Cristina destacou a atuação da equipe médica mineira e o acompanhamento contínuo da Sesacre.
O objetivo foi fortalecer a relação entre os órgãos de controle e as gestões municipais, por meio do diálogo técnico e da troca de experiências administrativas.
A Polícia Civil destaca que a prisão é resultado de um trabalho contínuo e especializado no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Uma investigação do Ojo Público, baseada em dados do Ministério da Cultura, identificou 81 ocorrências envolvendo os Mashco Piro nas proximidades da reserva entre 2016 e 2024, com quatro casos
Já os planos odontológicos registraram 34,8 milhões de usuários, com crescimento anual de 1,59 milhão.
Não existem mais publicações para exibir.