No Acre, mais de 90 mil famílias devem ser beneficiadas com isenção total na energia elétrica

Cerca de 90.994 famílias acreanas já estão sendo beneficiadas com as novas regras da tarifa social de energia elétrica, que garantem isenção total do pagamento pelo consumo de até 80

Cerca de 90.994 famílias acreanas já estão sendo beneficiadas com as novas regras da tarifa social de energia elétrica, que garantem isenção total do pagamento pelo consumo de até 80 kWh/mês, conforme previsto na Medida Provisória 1.300/2025, em vigor desde o último sábado, 5.

A medida, regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), abrange famílias de baixa renda nos 22 municípios do Acre, e tem como objetivo reduzir o impacto das contas de luz para quem mais precisa. A iniciativa também prevê isenção dos impostos federais vinculados à tarifa, conforme o perfil do consumidor.

Segundo a Energisa Acre, o benefício é concedido automaticamente para famílias com renda per capita de até meio salário-mínimo que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Famílias indígenas, quilombolas e moradores atendidos por Sistemas Isolados (SISOLs) também estão contemplados.

A coordenadora da Energisa, Camila Pessoa, orienta os consumidores a manterem os dados atualizados. “A tarifa social é concedida automaticamente às famílias inscritas no CadÚnico ou que recebem o BPC. Por isso, é essencial manter as informações corretas e atualizadas no CRAS do seu município e também junto à Energisa”, alertou.

Mesmo com a isenção do consumo, podem permanecer na fatura cobranças de ICMS e da contribuição para iluminação pública, conforme a legislação local.

As mudanças já estão valendo para as faturas emitidas a partir de 5 de julho. Quem se enquadra nos critérios e estiver com o cadastro atualizado começará a receber o desconto automaticamente, após análise da distribuidora.

agazeta do acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

As investigações seguem em sigilo, e novas diligências já estão sendo articuladas para alcançar outros envolvidos.
Com um investimento de mais de R$ 2,7 milhões, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), tornou realidade o Programa de Análise e Diagnóstico
O concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) segue em andamento, e a convocação para a fase de avaliação de títulos
Um incêndio de grandes proporções atinge desde a manhã desta terça-feira, 09, uma extensa área de vegetação entre os bairros Defesa Civil e Caladinho, na parte alta de Rio Branco.
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) julga nesta quinta-feira (10) uma consulta decisiva apresentada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-AC) sobre a possibilidade de nomeação de auditores fiscais
Já na disputa com kimono, Wendell ficou com a medalha de prata na categoria profissional, também faixa marrom e até 120 kg.
O prefeito Naudo Ribeiro destacou a importância da iniciativa e agradeceu o envolvimento dos trabalhadores e da comunidade.
De acordo com a pessoa que fez a denúncia do caso às autoridades, a mulher pretendia vender a bebê para pagar a faculdade.
Não existem mais publicações para exibir.