Acre está entre os estados com menos exames de glaucoma no SUS nos últimos cinco anos

No Sudeste, por exemplo, o crescimento foi de 116%, enquanto no Nordeste o aumento foi de 24%.

Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Um levantamento inédito do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS), revelou que o Acre está entre os estados com menor número de exames específicos para diagnóstico de glaucoma realizados na rede pública entre 2019 e 2024.

No período, foram apenas 4.072 procedimentos registrados no estado, número que o coloca na penúltima posição do ranking nacional, à frente apenas do Amapá, que contabilizou 45 exames em cinco anos. Roraima teve 12.595.

A diferença é significativa quando comparada aos estados com maior volume de exames, como São Paulo (2,6 milhões), Rio Grande do Sul (1,82 milhão) e Pernambuco (1,1 milhão). Segundo o CBO, embora o Brasil tenha registrado um aumento de 63% nos exames de glaucoma, passando de 1,37 milhão em 2019 para 2,25 milhões em 2024, a expansão foi marcada por desigualdades regionais. No Sudeste, por exemplo, o crescimento foi de 116%, enquanto no Nordeste o aumento foi de 24%.

Como parte das ações do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, que será celebrado na próxima segunda-feira, 26 de maio, o Conselho vai promover uma transmissão ao vivo no sábado, via YouTube, com o projeto “24 horas pelo glaucoma”.

Com informações do O Globo, Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O velório ocorre em sua residência e o enterro no cemitério Jardim da Paz, na Estrada da Olivença.

A Justiça do Distrito Federal negou o pedido do empresário Antonio Carlos Camilo Antunes para não ser identificado como Careca do INSS. Antunes é um dos investigados na Operação Sem

A atitude da atriz surgiu após um breve diálogo com uma funcionária da unidade.
Para ser atendido em uma agência dos Correios, o aposentado ou pensionista precisa apenas de um documento de identificação.
Nesse período, a operação conduziu 36 pressos à delegacia, atendeu 19 ocorrências, apreendeu 83 kg de droga, 25 armas de fogo, 281 munições e R$ 8.016,50 de dinheiro proveniente do
Os conselheiros também foram favoráveis ao pagamento de uma indenização de R$ 100 mil, em prestação única.
A nova regulamentação foi elaborada a partir de um grupo de trabalho instituído pelo Ministério das Comunicações em 2024.
Para receber as outras nove parcelas mensais, os estudantes do ensino regular devem frequentar, no mínimo, 80% das aulas.
Não existem mais publicações para exibir.