Alerta laranja para chuvas intensas e ventos fortes é emitido para municípios do Acre e Amazonas

aviso tem início nesta sexta-feira (21) e segue até o sábado (22), às 10h00.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas e ventos fortes em municípios do Acre e do Amazonas. O aviso tem início nesta sexta-feira (21) e segue até o sábado (22), às 10h00. De acordo com o órgão, há previsão de precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos que podem variar de 60 a 100 km/h.

Os principais riscos associados ao alerta incluem quedas de galhos de árvores, cortes de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas. O INMET orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também recomenda não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

No Acre, o alerta abrange os municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus e Tarauacá. No Amazonas, as cidades de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Japurá, Jutaí, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins estão sob alerta.

O INMET classifica o alerta laranja como um aviso de “perigo”, indicando condições meteorológicas que exigem vigilância e atenção. A população deve se manter informada sobre as atualizações das condições climáticas e seguir as orientações das autoridades. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

A classificação de cores dos alertas do INMET inclui o amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). O alerta laranja indica a necessidade de precaução diante de fenômenos meteorológicos que podem causar danos e riscos à população.

jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Colisão entre Fiat Argo e caminhonete Triton causa danos materiais no cruzamento das avenidas São Paulo e Lauro Muller
Relatos de motoristas e moradores da região indicam que a estrutura da ponte está cedendo gradualmente
Foram distribuídos 225 coletes reflexivos para mototaxistas e 110 capacetes para motoboys
Os bombeiros do município informaram que foram chamados por parentes e vizinhos do homem que estava doente e precisando de atendimento médico.
De acordo com Lúcia Sara, atualmente, 33 famílias já foram retiradas de suas casas e estão sendo abrigadas em diferentes pontos da cidade.
Tayanara Martins destacou a importância do programa e o investimento significativo realizado, tanto para Cruzeiro do Sul quanto para todo o estado.
Até 11 de março, o estado registrou 6.904 casos suspeitos da doença, com 2.353 confirmações até o momento.
O número equivale a 4,9% dos 46,2 milhões de documentos esperados para este ano.
Não existem mais publicações para exibir.