Casamentos entre mulheres dobram no Acre em 2023, enquanto uniões entre homens caem

Estado registrou 24 casamentos homoafetivos no ano passado; todos foram entre brasileiros.

Foto: Getty Images via BBC

O Acre registrou 24 casamentos entre pessoas do mesmo sexo em 2023, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra um comportamento oposto entre os gêneros: as uniões entre mulheres dobraram, enquanto os casamentos entre homens apresentaram queda.

Foram 16 casamentos entre cônjuges femininas, o dobro do observado em 2022, quando ocorreram 8 uniões. Entre os casais masculinos, houve redução de 27%, passando de 11 registros em 2022 para apenas 8 em 2023.

O levantamento detalha ainda que, entre os casamentos entre homens, 7 foram entre solteiros e 1 envolveu um homem divorciado. Já entre as mulheres, 13 uniões ocorreram entre solteiras, e 3 envolveram divorciadas.

Todos os 24 casamentos homoafetivos registrados no Acre foram realizados entre brasileiros.

No cenário nacional, o Brasil contabilizou, em 2023, 4.175 casamentos entre homens e 7.023 entre mulheres, evidenciando uma presença crescente da formalização de uniões homoafetivas no país — especialmente entre casais femininos.

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

As contratações serão efetivadas por análise de títulos e visam atender demandas emergenciais da rede estadual.
O tumulto tomou grandes proporções, com ameaças e humilhações feitas pelo servidor contra os policiais civis do DF.
Foram ouvidas 2.500 pessoas em todo o país entre os dias 14 e 19 de maio.
Desde a última sexta-feira (16), quando saiu de casa em uma motocicleta para deixar um passageiro no centro da cidade, o jovem não foi mais visto, nem fez contato com
A ministra Simone Tebet informou que o governo chinês deve apresentar, nos próximos dois meses, um novo estudo de viabilidade para a ferrovia que fará parte do corredor logístico.
Após isso, a mulher negou e solicitou que a injeção fosse dada na boneca, para que ela pudesse filmar e postar nas redes sociais.
As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 26 de maio e seguirão até as 18h do dia 13 de junho.
Naudo Ribeiro aproveitou a oportunidade para agradecer ao Governo do Estado e ao secretário Pedro Pascoal pelo compromisso com a saúde do povo de Jordão.
Não existem mais publicações para exibir.