Cerca de 10 mil alunos da rede pública do Acre devem fazer o Enem 2025

Desse total, 6.749 alunos solicitaram isenção da taxa de inscrição, o que representa aproximadamente 67% dos participantes previstos no estado.

Foto: Mardilson Gomes/SEE

Mesmo antes da abertura oficial das inscrições, marcada para o período de 26 de maio a 6 de junho, a expectativa no Acre é de que cerca de 10 mil estudantes da rede pública participem da edição 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desse total, 6.749 alunos solicitaram isenção da taxa de inscrição, o que representa aproximadamente 67% dos participantes previstos no estado.

Para o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, o Enem tem papel decisivo na trajetória dos jovens acreanos.

“O Enem é um instrumento poderoso de democratização do acesso ao ensino superior. No Acre, temos milhares de estudantes se preparando com dedicação, com o sonho de ingressar em universidades federais e mudar a própria história. Estamos confiantes em nossos alunos, que levarão o nome do estado com orgulho para instituições de todo o país”, afirmou.

Os resultados do exame podem ser utilizados para ingresso em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em instituições privadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e também como critério para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, a nota do exame é aceita em processos seletivos de universidades portuguesas conveniadas com o Inep.

O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 12 de maio, com prazo para recursos até 16 de maio. As respostas aos recursos estarão disponíveis no dia 22, após as 10h. O edital completo do Enem 2025, com informações como valor da taxa e formas de pagamento, será publicado na próxima semana.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A droga, composta por maconha e skunk, está avaliada em aproximadamente R$ 300 mil e tinha como destino final o estado de São Paulo.
As vítimas foram as próprias netas dele, de quatro, seis e sete anos de idade na época dos abusos.
O curso será coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, e engloba instruções teóricas e práticas, totalizando 40
A programação, que teve início na última quinta-feira (8) às 6h da manhã, segue até sábado (10), às 7h, com quase 50h de programação ininterrupta.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, e o Ministério Público também acompanha a situação.
A medida está prevista no Projeto de Lei nº 415/2025, encaminhado à Câmara Municipal pelo prefeito.
O nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV. Ele sucede o papa Francisco, falecido no último dia 21.
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.
Não existem mais publicações para exibir.