Um dos momentos mais aguardados da Expoacre Juruá 2025 ocorreu neste sábado, 05, com a tradicional Cavalgada que reuniu milhares de pessoas em Cruzeiro do Sul. O percurso de aproximadamente 8 quilômetros, entre a rotatória da Cohab e a Arena do Juruá, atraiu comitivas, famílias, veículos antigos, jipes e trios elétricos, consolidando o evento como símbolo cultural e popular da região.
A celebração marcou as duas décadas da feira agropecuária e contou com a presença maciça da população local e de visitantes de diversos lugares. Com estimativas de até 2 mil participantes ao longo do trajeto, a Cavalgada levou dezenas de pessoas as ruas de Cruzeiro do Sul.
O governador Gladson Cameli (Progressistas), que conduziu o evento, celebrou o sucesso da edição e enalteceu o trabalho das equipes envolvidas na organização. “Com toda certeza, aqui, aproveitando a oportunidade para agradecer a todos os participantes, a equipe de governo, a toda uma sincronização de equipe, para que a gente possa fazer uma cavalgada segura, que as famílias possam se divertir, se reencontrar. E, assim, é um momento de comemorar mesmo, porque está sendo uma Expoacre, juro, há 20 anos, organizadíssima, e eu quero agradecer de coração a todos os colaboradores, principalmente vocês da imprensa que estão divulgando. Eu estou recebendo vários comentários de pessoas que moram em São Paulo, em vários lugares do Brasil, parabenizando a nossa festa aqui. Então, gente, gratidão”, pontuou.
“Com toda certeza, vai ter surpresa para Rio Branco. Sim, tá certo. Ontem mesmo eu liguei pro pessoal da organização querendo saber quais são os nomes, tá? Porque qual é o que tá acontecendo? É que não tá tendo agenda disponível pra muitos cantores nacionais. Mas que vai ter surpresa vai. Até porque amanhã nós vamos ter uma atração nacional, que é muito importante. Aí você imagina só. As pessoas todas aqui no dia, no sol quente, cavalgada, à noite, participar ainda de atrações nacionais, eles não vão poder aproveitar. Então eu pensei muito nesse lado. Parabenizar toda a equipe governamental, toda a equipe. E eu não quero mencionar aqui nenhuma secretaria A, B ou C. A, E, D, A, Z. Todos estão antenados e fazendo um excelentíssimo trabalho”, acrescentou.
O diretor do rodeio, Marcos Pereira, destacou a organização do evento e a adoção de medidas preventivas para garantir a segurança e o bem-estar dos animais. Segundo ele, a expectativa era positiva e o público demonstrou compreensão com as recomendações dos órgãos de fiscalização.
“Bem, a expectativa é das melhores, a gente está seguindo todas as recomendações do MP que nos recomendou alguns cuidados extras para que a gente possa ter uma cavalgada tranquila, sem maus-tratos dos animais, sem excessos, e graças a Deus, todos os participantes e amantes da cavalgada entenderam e estão cumprindo as recomendações. Oficialmente nós temos aqui as forças de segurança, né? Nós temos o IDAF, que é o coordenador dos trabalhos ou sanitários, nós temos o IMAC também que está de olho nos excessos em cima dos animais para que não haja maus-tratos dos animais, e também segurança particular. A comissão da cavalgada convocou, contratou a segurança particular para que possa transcorrer de maneira ordeira até o final da cavalgada”, ressaltou.
Pela primeira vez, a Cavalgada foi realizada no penúltimo dia da feira, com o objetivo de proporcionar maior conforto ao público, já que o encerramento, no domingo (6), contará com show do cantor Wesley Safadão.
A segurança do evento foi garantida por uma operação especial coordenada pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que atuaram em parceria para orientar e fiscalizar o tráfego durante todo o trajeto.
Por Ac24horas