DCE cobra medidas da Ufac após ofensa xenofóbica de aluna de medicina

O conteúdo preconceituoso gerou forte repercussão entre alunos e moradores do estado.

Foto: Ascom/UFAC

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Acre (DCE/UFAC) publicou uma nota de repúdio nesta quinta-feira, 10, na qual cobra providências institucionais em relação a Assúria Mesquita, estudante do curso de Medicina que fez declarações xenofóbicas contra o Acre em uma publicação na rede social X (antigo Twitter). O conteúdo preconceituoso gerou forte repercussão entre alunos e moradores do estado.

No documento, o DCE classifica as declarações como “inadmissíveis” e afirma que elas estão carregadas de “preconceito, desinformação e desprezo pela cultura acreana”. Para os estudantes, é especialmente grave que esse tipo de comportamento parta de alguém que cursa uma graduação pública, financiada com recursos da sociedade, que foi alvo da ofensa.

“Xenofobia é crime, fere a dignidade das pessoas e perpetua desigualdades históricas que o movimento estudantil combate há décadas”, destaca o texto. A nota também aponta que, ao zombar de quem vive no Acre, a estudante desrespeita não apenas os moradores e estudantes do estado, mas também os princípios humanos e sociais fundamentais à formação na área da saúde.

O DCE reforçou que a Ufac é um espaço de pluralidade e inclusão e declarou que não compactua com qualquer forma de discriminação, seja de origem, raça, gênero, orientação sexual, classe ou outra natureza. Os estudantes exigem que a universidade adote as medidas cabíveis diante do ocorrido e que o caso também seja acompanhado pelas instâncias legais competentes.

“Não nos calaremos diante de atos de ódio e intolerância. Lutamos por uma universidade pública, popular, democrática e antixenofóbica!”, conclui a nota.

A Universidade Federal do Acre já havia se manifestado sobre o caso, informando que a estudante foi ouvida pela coordenação do curso e que seguirá avaliando as medidas cabíveis no âmbito institucional.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Prazo para apresentar defesa prévia ou indicar o condutor infrator termina em 11 de maio de 2025.
O aviso também menciona ventos intensos, com velocidade entre 40 e 60 km/h.
A Escola, que tem 1.225 alunos, vai participar dos Jogos Escolares 2025 com 121 atletas. Inicialmente, os números pedidos são o 36, 38, 40 e 42.
A atividade faz parte de uma iniciativa que busca preparar os alunos para reagir com segurança e eficácia diante de ameaças reais.
Apesar dessa pressão, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), perdeu força ante fevereiro, quando marcou
Comunidade rural de Cruzeiro do Sul sofre com estrada danificada por caminhões de soja, prejudicando acesso de estudantes às aulas
A Secretaria de Segurança Pública do estado afirmou que fará a transferência por helicóptero para Hospital Rio Grande, em Natal.
Tradicionalmente, ao ser colocado no fogo, o café inicia um processo de ebulição que o faz subir até a tampa da vasilha.
Não existem mais publicações para exibir.