Deracre quer beneficiar 4 mil quilômetros de ramais em todo Estado

Cruzeiro do Sul: 1.200 Km

A direção do Deracre estabeleceu a meta de beneficiar 4 mil quilômetros de ramais em todo Estado. Mas a definição de quais comunidades agrícolas seriam contempladas não saiu da régua, do compasso e da caneta da presidente Sula Ximenes. Antes, foi uma decisão discutida com representantes de associações, sindicatos e cooperativas. Foram mais de 20 encontros. A maioria na Capital.

Só na região da Transacreana, o cálculo é que sejam beneficiados 1,2 mil quilômetros de ramais. Com um detalhe. Nesta região, a intervenção do Deracre ocorre a partir do Km 31 da estrada. Antes disto, a responsabilidade é da Prefeitura de Rio Branco.

São basicamente duas prioridades dos engenheiros do Deracre: garantir trafegabilidade, fazendo com que o agricultor tenha condições de escoar a produção e garantir o trânsito dos ônibus escolares.

A qualidade do trabalho feito pode ser a diferença da qualidade de uma comunidade agrícola no próximo inverno. Batizado como Operação Verão, o trabalho já está em execução. “O Deracre ficou responsável por atender as famílias localizadas a partir do quilômetro 31 da estrada e nosso objetivo é garantir a trafegabilidade nos ramais, bem como atender os pedidos dos produtores agrícolas e dos alunos nas rotas das escolas”, afirmou a presidente do Deracre,

Sula Ximenes, referindo-se ao trabalho executado na Transacreana. “Todo trabalho representa o compromisso do governador Gladson Cameli em melhorar os ramais da zona rural de Rio Branco”.

Na Capital, são cinco frentes de serviço

Em Rio Branco, o Deracre mantém ativas cinco frentes de serviço com 30 trabalhadores em operação. A direção executiva do Departamento de Estradas e Rodagens informa que “à medida que o verão se firma, é possível ampliar os serviços de beneficiamento”.

Isso é dito por quem executa a política de infraestrutura na zona rural porque não há uniformidade nas condições climáticas. Em muitas ocasiões, o dia é de muito sol na área urbana, mas na região de floresta ou da zona rural é de muita chuva. E isso vai comprometendo o cronograma.

Frentes de serviço ativas (na Capital)

Ramal Otacílio – Itamaraty
Ramal Minha Deusa – PA Figueira
Ramal Macapá – PA Figueira (aguardando o nível do rio baixar)
Ramal Cachoeira – PA Figueira (aguardando o nível do Riozinho do Rola baixar)
Ramal Vai Se Ver – PA Figueira

Regiões contempladas (em Rio Branco)
Projeto de Assentamento Carão: 90 km – 22 ramais principais + secundários
Projeto de Assentamento Figueira: 130 km – 20 ramais principais + secundários
Projeto de Assentamento Oriente: 337 km – 34 ramais principais + secundários
Capela e Antimary: 115 km – 6 ramais principais + secundários
Projeto de Assentamento Itamaraty I e II: 151 km – 17 ramais principais + secundários

Serviços executados

Limpeza de ramais
Raspagem e nivelamento
Drenagem e construção de saídas d’água
Aterros em pontos críticos
Limpeza de bueiros
Melhoramento e recuperação geral das vias

Previsão de trabalho no Estado

Sena Madureira: 323 Km
Feijó: 302 Km
Cruzeiro do Sul: 1.200 Km
Brasiléia, Xapuri, Acrelândia, Epitaciolândia: 980 Km
Rio Branco: 1.200 Km

Por Contilnet 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A proposta, que altera profundamente as regras do licenciamento ambiental no Brasil, tem sido alvo de duras críticas por parte de especialistas e organizações da sociedade civil.

Teve início nesta quinta-feira (22) a programação oficial em comemoração aos 48 anos de emancipação política do município de Mâncio Lima. A tradicional festa do rodeio abriu os festejos e

O prefeito Zequinha Lima destacou que a ação é voltada às famílias de baixa renda acompanhadas pelo CRAS e pelas unidades básicas de saúde.
As inscrições já estão abertas e seguem até às 12h do dia 29 de maio de 2025.
De acordo com o levantamento, 1,6% da população acreana declarou ter o diagnóstico, índice superior ao de todos os outros estados do país.
Clodoaldo foi um dos parlamentares que destinou recursos, por meio de emendas, para a aquisição dos kits entregues no evento.
Os motoristas listados no documento estão sendo oficialmente notificados da suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme previsto no artigo 256, inciso III, do Código de Trânsito
A vacina está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde de Cruzeiro do Sul, além dos pontos itinerantes organizados em escolas, empresas, igrejas e eventos comunitários.
Não existem mais publicações para exibir.