Senadores do Acre votam a favor de PL que muda regras de licenciamento ambiental no Brasil

A proposta, que altera profundamente as regras do licenciamento ambiental no Brasil, tem sido alvo de duras críticas por parte de especialistas e organizações da sociedade civil.

Os três senadores do Acre, Alan Rick (União Brasil), Márcio Bittar (União Brasil) e Sérgio Petecão (PSD), votaram a favor do Projeto de Lei 2.159/2021, aprovado na noite da última quarta-feira (21) pelo Senado Federal. A proposta, que altera profundamente as regras do licenciamento ambiental no Brasil, tem sido alvo de duras críticas por parte de especialistas e organizações da sociedade civil.

O texto aprovado prevê uma série de flexibilizações, como a ampliação de procedimentos autodeclaratórios, dispensa de licenciamento para determinados empreendimentos e renovações automáticas de licenças ambientais. Além disso, transfere a estados e municípios a autonomia para definir quais atividades exigem ou não licenciamento, sem necessidade de seguir diretrizes nacionais.

Ambientalistas alertam que as mudanças colocam em risco áreas sensíveis, como terras indígenas, comunidades quilombolas e unidades de conservação. Também apontam que as alterações podem fragilizar a fiscalização e o controle de danos ambientais, abrindo espaço para impactos socioambientais irreversíveis.

Relatado pelos senadores Tereza Cristina (PP-MS) e Confúcio Moura (MDB-RO), o projeto é considerado por organizações ambientais como o mais abrangente retrocesso ambiental em décadas. O texto vem sendo chamado de “a boiada das boiadas”, expressão que remete à fala do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que sugeriu durante a pandemia “passar a boiada” de medidas infralegais enquanto a atenção pública estava voltada à crise sanitária.

Com a aprovação no Senado, o projeto segue agora para sanção presidencial.

Por Contilnet 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Serão reembolsados, no total, R$ 292 milhões aos beneficiários.

Teve início nesta quinta-feira (22) a programação oficial em comemoração aos 48 anos de emancipação política do município de Mâncio Lima. A tradicional festa do rodeio abriu os festejos e

O prefeito Zequinha Lima destacou que a ação é voltada às famílias de baixa renda acompanhadas pelo CRAS e pelas unidades básicas de saúde.
As inscrições já estão abertas e seguem até às 12h do dia 29 de maio de 2025.
De acordo com o levantamento, 1,6% da população acreana declarou ter o diagnóstico, índice superior ao de todos os outros estados do país.
Clodoaldo foi um dos parlamentares que destinou recursos, por meio de emendas, para a aquisição dos kits entregues no evento.
Os motoristas listados no documento estão sendo oficialmente notificados da suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme previsto no artigo 256, inciso III, do Código de Trânsito
Não existem mais publicações para exibir.