O adolescente Jô Marcos de Souza Araújo, de 16 anos, morreu na tarde desta sexta-feira, 11, após sofrer uma descarga elétrica ao tocar em fios expostos em um Ramal situado na rua Antônio Gomes da Silva, no bairro Irineu Serra, em Rio Branco.
De acordo com relatos de familiares, Jô caminhava com outra pessoa pelo ramal quando avistaram fios elétricos caídos ao solo. Na tentativa de evitar riscos, o adolescente foi até o padrão de energia das propriedades, acreditando ter interrompido o fornecimento de energia elétrica. Ao retornar ao local dos fios expostos, ele tocou em um dos cabos e recebeu uma descarga elétrica tão intensa que desmaiou na hora.
O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados e uma ambulância de suporte avançado foi enviada, mas, ao chegarem, os paramédicos apenas constataram a morte do jovem.
A Polícia Militar isolou a área até a chegada da perícia criminal, que realizou os procedimentos técnicos no local. O corpo de Jô Marcos foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames de praxe.
Moradores denunciaram à imprensa que o problema com os fios caídos já se arrasta há mais de um ano, desde que uma árvore de grande porte caiu sobre os cabos elétricos. Segundo os relatos, a concessionária Energisa foi acionada diversas vezes para realizar a retirada da árvore e reparar a fiação, mas nunca compareceu.
Após a morte do adolescente, uma equipe da empresa esteve no local para realizar intervenções no padrão de energia, mas, até o final da tarde, a árvore e os fios continuavam no chão, representando perigo para os moradores da região.
A comunidade cobra providências urgentes da concessionária.
A GAZETA DO ACRE