Desmatamento na Amazônia Legal cresce 15% em 10 meses, revela Imazon

A extensão devastada é superior ao tamanho da cidade de Palmas (TO), capital do estado do Tocantins, e configura a sétima maior destruição desde o início da série histórica do

Um levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) apontou um aumento de 15% na devastação da Amazônia Legal nos dez primeiros meses do calendário do desmatamento, que compreende o período de agosto de 2024 a julho de 2025. O índice é calculado com base no regime de chuvas da região, que influencia diretamente na dinâmica do desmate.

De acordo com o estudo, 2.825 km² de vegetação foram derrubados entre agosto do ano passado e maio deste ano. O número representa 375 km² a mais do que o registrado no mesmo período anterior (agosto de 2023 a maio de 2024), quando o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) computou 2.450 km² de área afetada.

A extensão devastada é superior ao tamanho da cidade de Palmas (TO), capital do estado do Tocantins, e configura a sétima maior destruição desde o início da série histórica do Imazon.

Apesar da alta no acumulado do ano, a pesquisa também identificou um recuo pontual no mês de maio, com uma redução de 6% na área desmatada em comparação ao mesmo mês de 2024. O dado, embora positivo, não foi suficiente para reverter a tendência de crescimento no acumulado.

hora Brasília

Veja também

Com bananinha e ‘vip ’, Dona Maria José transforma futebol em oportunidade de renda.
Rosildo Cassiano enaltece parceria com o Executivo e destaca o impacto social e econômico do campeonato para a população de Porto Walter.
Seja no campo ou na câmara, Baixinho do Baiano tem mostrado que fazer política de verdade é caminhar lado a lado com quem planta, colhe e faz o município crescer.
Do pequeno município para grandes paladares: o café de Porto Walter impressiona pela doçura.
Mesmo com os dias difíceis e as corridas em menor número, Luciene continua firme, rodando pelas ruas de tijolo de Porto Walter, mostrando que coragem e força de vontade não
Durante o evento, o senador Alan Rick anunciou a destinação de recursos adicionais para a construção de uma piscina, estrutura não prevista no projeto original.
Para a ex-primeira-dama, uma ponte de menos de 100 metros de extensão poderia transformar a realidade de centenas de moradores.
Não existem mais publicações para exibir.