O diretor do Presídio Manoel Neri da Silva. de Cruzeiro do Sul, Elves Barros, foi o único policial penal do município selecionado para participar de um curso de capacitação na base de treinamento da SWAT, em Orlando, nos Estados Unidos. A oportunidade surgiu por meio de um projeto do deputado federal Coronel Ulisses, com convite do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).
Durante o curso, Elves Barros teve acesso a técnicas avançadas de segurança, como abordagem veicular, entrada em ambientes fechados e protocolos de segurança em presídios americanos. Além disso, pôde observar de perto a estrutura prisional dos Estados Unidos.
“Foi um aprendizado muito grande para mim, que sou diretor de unidade. Ver como funcionam os procedimentos de segurança dentro dos presídios americanos foi algo muito importante. Isso me permitirá trazer novas técnicas e tentar adaptá-las à nossa realidade”, afirmou.
Adaptação à realidade brasileira
Segundo o diretor, a principal diferença entre os sistemas prisionais dos EUA e do Brasil está na estrutura de segurança. “Muitas vezes, nos falta a infraestrutura que eles têm lá, mas, por outro lado, também temos boas técnicas que podem ser aprimoradas e adaptadas à nossa realidade”, explicou.
Ele destacou que a experiência ajudou a identificar limitações e oportunidades de melhoria no sistema penitenciário local. “Essa troca de conhecimento foi fundamental. Aprendi novas metodologias de uso da força e trabalho operacional, e agora vou tentar aplicá-las no meu cotidiano.”
Mais policiais poderão participar
Elves Barros acredita que a capacitação internacional deve ser ampliada para mais agentes penitenciários. “Se outros policiais tiverem essa oportunidade, o sistema prisional irá evoluir bastante. O deputado Ulisses já sinalizou que pretende enviar mais profissionais para esse treinamento, o que será um grande avanço para a segurança do nosso estado”, concluiu.



Redação Juruá24horas