Donas de casa são maioria das vítimas de feminicídio no Acre, diz estudo do MPAC

72% desses crimes foram praticados contra mulheres com filhos, deixando 118 órfãos por parte de mãe desde 2018.

As donas de casa são a maioria das vítimas de feminicídio no Acre, segundo estudo do Ministério Público do Estado (MPAC). Dos 71 crimes do tipo registrados entre 2018 e janeiro de 2024, vinte e um foram praticados contra mulheres que trabalham no próprio lar, número que representa quase 30% do total.

Em seguida, no ranking, aparecem as estudantes, que somam 10 casos (ou 14%). A lista segue com autônomas (6), agricultoras (4) e empregadas domésticas (3).

Tiveram um registro de feminicídio, cada, as seguintes ocupações: aposentada, artista de rua, assistente administrativo, assistente legislativo, atendente, bancária, cantora, corretora de seguros, diarista, gerente de restaurante, manicure, office girl, monitora escolar, vendedora e profissional do sexo.

Profissões não informadas somam 12.

Do total de feminicídios consumados no Acre no período analisado pelo estudo do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MPAC, 72% foram praticados contra mulheres com filhos, deixando 118 órfãos por parte de mãe. Por outro lado, 21% não tinham filhos e 7% não constam a informação de maternidade.

Os filhos presenciaram o crime em 1/3 dos 71 registros de feminicídios.

A GAZETA DO ACRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Fenômeno atinge o estado entre os dias 28 e 30 de abril com possibilidade de raios, ventanias e temperaturas abaixo dos 27 °C, segundo alerta do pesquisador Davi Friale.
Artista tenta impedir que farmacêutica e financeira lancem produtos com a marca "Anitta"
Resultado da pré-seleção será divulgado em 6 de maio
As oportunidades são para atuação em diversas unidades da PF espalhadas pelo país, incluindo Brasília e capitais dos estados.
Segundo o Boletim InfoGripe, o aumento das hospitalizações está relacionado principalmente à circulação dos vírus da gripe (Influenza A), do vírus sincicial respiratório (VSR) e do rinovírus.

Nesta segunda-feira, 28, um homem identificado como Tura foi encontrado morto dentro de uma canoa na zona rural de Mâncio Lima, no Acre. A causa da morte ainda é desconhecida

Segundo ele, Deus teria lhe revelado que o Brasil entraria em luto, que haveria lamentos em Israel e nos Estados Unidos, além de grandes acontecimentos que impactariam a Europa.
Enquanto as obras definitivas não começam, motoristas que precisam utilizar a BR-364 seguem enfrentando grandes dificuldades para se deslocar entre os municípios
Não existem mais publicações para exibir.