Fazedores de Cultura de Cruzeiro do Sul cobram repasse de recursos da PNAB

Segundo os relatos, diversos projetos foram aprovados e habilitados, mas até o momento os valores não foram depositados

Fazedores de cultura de Cruzeiro do Sul procuraram a redação do Juruá24Horas em busca de respostas sobre o atraso no repasse dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Segundo os relatos, diversos projetos foram aprovados e habilitados, mas até o momento os valores não foram depositados, o que tem impedido a realização das iniciativas.  

Os artistas denunciam a falta de transparência da Fundação Elias Mansur (FEM), responsável pela gestão dos recursos no Acre. “O dinheiro deveria ter sido repassado ainda em 2024, mas já estamos em 6 de fevereiro de 2025 e os beneficiários seguem sem acesso aos valores. O nosso medo é que quando os recursos finalmente forem liberados, nós, os fazedores de cultura tenhamos um prazo muito curto para executar os projetos e prestar contas, gerando ainda mais dificuldades”, disse.

A equipe do site Juruá24Horas entrou em contato com Adgildo Oliveira Rebouças, coordenador da FEM em Cruzeiro do Sul, que afirmou que os pagamentos estão sendo feitos, mas o volume de processos tem causado demoras na tramitação.  

Segundo Rebouças, são mais de 400 processos em andamento, e cada um precisa passar por diversas etapas antes da liberação do pagamento. O trâmite inclui:  

  • Abertura do processo de pagamento pelo gabinete;  
  • Conferência da documentação pelo controle interno;  
  • Análise jurídica do edital e dos documentos;  
  • Encaminhamento ao setor financeiro para emissão da ordem de pagamento.  

Ainda de acordo com o coordenador, o volume de trabalho aumentou consideravelmente, pois a mesma equipe que gerenciou um edital de R$ 2 milhões em dezembro de 2024 agora lida com o edital da PNAB, que soma R$ 16 milhões.  

Além disso, o atraso também ocorreu devido à falta de regulamentação inicial do Ministério da Cultura, que demorou a disponibilizar os modelos de edital necessários para o andamento dos processos.  

Enquanto isso, muitos fazedores de cultura seguem sem perspectivas sobre quando receberão os valores. A maior preocupação é que, em breve, um novo edital será lançado para 2025, mas os projetos de 2024 ainda nem foram executados.  

Os artistas cobram maior transparência e um posicionamento oficial da FEM, com um cronograma mais claro para os pagamentos. 

Jurua24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Atuação rápida garantiu atendimento essencial para evitar complicações
Charles da Silva Dantas, de 21 anos, foi visto pela última vez em um ramal da zona rural
A força da água levou parte da rodovia, impossibilitando o tráfego de veículos.
Alta no valor do produto reflete exportação, enchentes e seca na região
O senador Alan Rick destaca que diversas universidades públicas situadas nas regiões Norte e Nordeste têm prosperado na adoção de ações afirmativas em seus processos seletivos dirigidas aos estudantes das
A Igreja Remidos de Jesus está localizada no bairro Remanso e tem programações na quarta-feira e sábado, às 19h e domingo às 18h30min.

Um grave acidente ocorrido na tarde deste sábado (22) resultou na morte de um motociclista identificado como Rian Cunha de Lima, de 17 anos. O acidente aconteceu na BR-364, próximo

Força da água destrói trecho da rodovia e impede o tráfego na região
Não existem mais publicações para exibir.