Fluxo migratório no Acre mostra presença boliviana e movimentação interna, aponta IBGE

A capital, Rio Branco, concentra o maior número de residentes vindos de outras localidades: 12.542 pessoas passaram a viver na cidade nos cinco anos anteriores ao Censo.

Foto: Jardy Lopes

Divulgados na última sexta-feira, 27, os novos dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE sobre fecundidade e migração revelam o perfil dos fluxos populacionais recentes no Acre. Segundo os indicadores, a Bolívia é o principal país de residência anterior das pessoas que moravam fora do Brasil e passaram a viver no estado: ao todo, 615 pessoas declararam ter vindo do país vizinho. Em seguida aparecem Venezuela (136) e Peru (114).

A localização geográfica do Acre, que faz fronteira com a Bolívia e o Peru, ajuda a explicar essa configuração. Enquanto a imigração boliviana predomina no estado, no contexto da Região Norte como um todo a Venezuela lidera os fluxos: mais de 94 mil venezuelanos vivem na região, seguidos por colombianos (3.056) e bolivianos (2.375).

O Censo também apontou os principais estados brasileiros de origem das pessoas que passaram a viver no Acre nos cinco anos anteriores à data de referência da pesquisa. O Amazonas aparece em primeiro lugar, com 3.376 pessoas, seguido por Rondônia (2.742) e pelo exterior (1.040).

Além dos movimentos interestaduais e internacionais, o levantamento revela uma movimentação significativa dentro do próprio território acreano. Entre a população com cinco anos ou mais de idade, milhares de pessoas declararam não residir no mesmo município.

A capital, Rio Branco, concentra o maior número de residentes vindos de outras localidades: 12.542 pessoas passaram a viver na cidade nos cinco anos anteriores ao Censo. Também registraram destaque os municípios de Cruzeiro do Sul (4.409), Sena Madureira (2.383), Epitaciolândia (1.738) e Brasileia (1.738).

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Com 38 pensões distribuídas em 4 Mercados Municipais e pontos estratégicos, a cidade oferece uma variedade de refeições regionais, com pratos como galinha caipira e peixe assado.
As causas da morte ainda não foram oficialmente confirmadas, mas há suspeita de que tenha sido um infarto fulminante.
Governo do Acre e Sebrae são unem para celebrar a valorização dos pequenos negócios e da cultura local. O evento conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal.
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul será uma das grandes parceiras na realização da 20ª edição da ExpoAcre Juruá, que acontece de 1º a 6 de julho no espaço de
“Já ouvimos várias pessoas. O caso está praticamente encerrado no que diz respeito à investigação policial. Agora, estamos no aguardo da entrega dos laudos técnicos, que vão determinar a tipificação
A iniciativa liderada pelo gabinete da vice-prefeita pretende transformar a realidade de mulheres em reclusão
Acusada de matar irmão com mais de 30 facadas no Acre se torna ré por homicídio qualificado
O prefeito Naudo Ribeiro destacou a importância da parceria com o Estado e agradeceu pela atenção dedicada ao município.
Não existem mais publicações para exibir.