Governo do Acre cria observatório de segurança escolar

O decreto também incentiva o uso de tecnologias e inovação para a segurança nas escolas.

Foto: reprodução

O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), instituiu nesta quarta-feira, 21, o Observatório de Segurança Escolar e Articulação Interinstitucional e Comunitária, por meio do Decreto nº 11.695. O novo dispositivo tem como objetivo principal propor soluções para os problemas relacionados à violência e à criminalidade no ambiente escolar.

De acordo com o decreto, o Observatório funcionará como um espaço de articulação entre diferentes órgãos do governo estadual, sistema de justiça, forças de segurança, universidades e entidades da sociedade civil, visando promover um ambiente escolar mais seguro e a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar.

O grupo será formado por representantes da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Polícia Militar (PMAC), da Polícia Civil (PCAC) e do Ministério Público Estadual (MPAC). Os órgãos comporão o Comitê Técnico-Executivo, responsável por coordenar as ações estratégicas, realizar reuniões mensais e propor encaminhamentos para casos de violência nas escolas.

Além disso, o Observatório contará com um Comitê Consultivo formado por representantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e de outras instituições parceiras, como o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal (PF), Universidade Federal do Acre (Ufac), Conselhos Tutelares, associações de moradores, sindicatos e outras organizações públicas e privadas que atuem na área da infância e juventude.

Entre as atribuições do Observatório estão: levantar e analisar dados sobre violência escolar; propor soluções conjuntas com os parceiros; criar protocolos de encaminhamento; manter banco de dados atualizado; elaborar o Plano Estadual de Segurança Escolar; e desenvolver ações educativas preventivas. O decreto também incentiva o uso de tecnologias e inovação para a segurança nas escolas. O Observatório também poderá convidar outras instituições públicas, conforme a necessidade e pertinência de suas atuações.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

As contratações serão efetivadas por análise de títulos e visam atender demandas emergenciais da rede estadual.
O tumulto tomou grandes proporções, com ameaças e humilhações feitas pelo servidor contra os policiais civis do DF.
Foram ouvidas 2.500 pessoas em todo o país entre os dias 14 e 19 de maio.
Desde a última sexta-feira (16), quando saiu de casa em uma motocicleta para deixar um passageiro no centro da cidade, o jovem não foi mais visto, nem fez contato com
A ministra Simone Tebet informou que o governo chinês deve apresentar, nos próximos dois meses, um novo estudo de viabilidade para a ferrovia que fará parte do corredor logístico.
Após isso, a mulher negou e solicitou que a injeção fosse dada na boneca, para que ela pudesse filmar e postar nas redes sociais.
As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 26 de maio e seguirão até as 18h do dia 13 de junho.
Naudo Ribeiro aproveitou a oportunidade para agradecer ao Governo do Estado e ao secretário Pedro Pascoal pelo compromisso com a saúde do povo de Jordão.
Não existem mais publicações para exibir.