Governo do Acre e DNIT Avançam nas Negociações para a Construção do Novo Porto de Cruzeiro do Sul

O encontro reafirmou o compromisso das instituições envolvidas com o andamento do projeto.

Na última sexta-feira, 14, o governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deram mais um passo importante nas negociações para a construção do novo Porto de Cruzeiro do Sul. Este projeto, iniciado em 2022 pelo governador Gladson Camelí, visa não apenas melhorar o acesso ao município, mas também fortalecer a economia local, com foco na redução dos custos logísticos e no aumento da eficiência do transporte de produtos e insumos.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, ressaltou a relevância das discussões que vêm sendo realizadas ao longo do último ano, evidenciando a importância de resolver a histórica demanda de Cruzeiro do Sul por uma infraestrutura portuária mais eficiente. Ela destacou que o novo porto facilitará o escoamento de mercadorias, além de reduzir os custos logísticos no estado, beneficiando diretamente a economia local.

A reunião contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o diretor de Portos e Aeroportos do Deracre, Sócrates Guimarães, a chefe de Convênios do Deracre, Gina Maria Oliveira, e o diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Edme Tavares. O encontro reafirmou o compromisso das instituições envolvidas com o andamento do projeto.

Lindomar Luiz de Abreu Júnior, coordenador de Obras de Infraestrutura Portuária do DNIT, detalhou que a construção do novo porto incluirá uma Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4). Ele explicou que o projeto solucionará problemas geotécnicos locais e oferecerá à população uma infraestrutura adequada tanto para cargas quanto para passageiros.

O DNIT ficará responsável pela execução das obras, pela elaboração do anteprojeto de engenharia e pela contratação dos serviços necessários para a reforma e recuperação das estruturas existentes. Atualmente, essas estruturas pertencem ao estado, mas serão transferidas para a União, como parte do processo.

A parceria entre o Estado e o DNIT tem sido vista como um elemento fundamental para o desenvolvimento da infraestrutura portuária no Acre. O novo Porto de Cruzeiro do Sul, que atenderá não apenas à cidade, mas também a outras regiões, como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, será um modelo de operação para o transporte de passageiros e mercadorias.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Criado por Anderson Dutra, professor da zona rural, o projeto já alcança mais de um milhão de visualizações nas redes sociais com vídeos de pescarias, acampamentos e aventuras na Amazônia.
Segundo Delcimar Leite, a implantação do sistema é um passo estratégico para superar os desafios da gestão municipal
A iniciativa faz parte de um investimento do Governo Federal, que destinou R$ 9 milhões para apoiar 858 famílias da reforma agráriaA iniciativa faz parte de um investimento do Governo

A Universidade Federal do Acre (Ufac) divulgou na sexta-feira, 11, o edital de convocação da 3ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, convocando novos candidatos para matrícula nos

Ex-presidente foi internado em Natal após sentir dores abdominais causadas por uma obstrução parcial do intestino
De acordo com Dantas, o Acre pode ser o estado com a maior experiência em transplante para pacientes com hepatite delta no mundo.

O adolescente Jô Marcos de Souza Araújo, de 16 anos, morreu na tarde desta sexta-feira, 11, após sofrer uma descarga elétrica ao tocar em fios expostos em um Ramal situado

Em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 23ºC e 31°C;
Não existem mais publicações para exibir.