Jordão fortalece educação indígena com formação cultural e inclusiva para professores Huni Kuĩ

O evento reuniu aproximadamente 80 educadores, oriundos de cinco escolas localizadas no Alto Rio Tarauacá e 33 unidades de ensino situadas no Alto, Médio e Baixo Rio Jordão, que juntos

A Prefeitura de Jordão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma importante formação para professores do Ensino Fundamental I e II das comunidades Huni Kuĩ. A ação faz parte do Programa Caminhos da Educação: Primeira Infância – 2025, com o eixo temático “Oficinas de Contação de Histórias para Educadores Huni Kuĩ e Nawá”.

O evento reuniu aproximadamente 80 educadores, oriundos de cinco escolas localizadas no Alto Rio Tarauacá e 33 unidades de ensino situadas no Alto, Médio e Baixo Rio Jordão, que juntos atendem cerca de 1.236 alunos. A iniciativa teve como principal objetivo valorizar o contexto cultural, inclusivo e socioemocional das comunidades indígenas, promovendo práticas pedagógicas mais sensíveis às realidades locais.

Durante a formação, temas relevantes foram abordados, como a ética e a política no Serviço Social na Educação, a mediação de conflitos familiares que afetam o desempenho escolar, a prevenção do bullying e da violência no ambiente escolar, e os fundamentos da Educação Especial Inclusiva. Também foram trabalhadas práticas pedagógicas inclusivas, adaptações nas atividades escolares, acessibilidade, além do planejamento colaborativo entre escola, famílias e comunidades.

A diretora da ação, Ronalda Maria Alves Saraiva, e a coordenadora de campo, Rosi Paiva, destacaram o compromisso da equipe com uma educação transformadora, respeitosa às identidades culturais e promotora de inclusão.

O prefeito Naudo Ribeiro ressaltou a importância da formação como parte de uma política educacional mais justa e conectada às raízes culturais de Jordão.

“Investir na formação dos nossos professores indígenas é garantir que o saber tradicional e o conhecimento científico caminhem juntos. Nossa gestão acredita na força do povo Huni Kuĩ e na educação como caminho de transformação social”, afirmou o prefeito.

A secretária de Educação, Meire Sérgio, também destacou o compromisso da pasta com uma educação inclusiva e contextualizada:

“Nosso trabalho é construir uma educação que valorize cada criança, sua cultura, sua história e seus sentimentos. O contexto socioemocional e cultural precisa estar no centro do planejamento pedagógico, principalmente quando falamos das nossas comunidades indígenas”, disse a secretária.

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Vinculado diretamente à Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), o FUNESPC/AC será gerido por um Conselho Gestor composto por membros da alta cúpula da corporação, incluindo o Delegado-Geral, que
O secretário ressaltou a importância da vacina, destacando que a gripe, embora pareça simples, é uma das principais causas de internações e mortes no Brasil, principalmente por pneumonia grave.
Ao julgar o recurso, o TJDFT destacou que as fotos contestadas são registros históricos, feitos durante a época em que o casal estava junto e não apresentam conteúdo ofensivo ou
A guarnição foi acionada após denúncia anônima e, ao chegar ao local informado, iniciou buscas que resultaram na localização do veículo abandonado.
A iniciativa, que já conta com 259 assinaturas, 223 de deputados federais e 36 de senadores, ainda não consta oficialmente no sistema do Congresso Nacional.
A programação presencial será encerrada no dia 31 de maio, com a apresentação virtual de trabalhos acadêmicos. O evento é gratuito e aberto ao público
Ancelotti fez questão de reforçar o compromisso com o clube espanhol nesta reta final de trabalho “Tentaremos fazer o nosso melhor, que é vencer esses três jogos da melhor forma
Nessa segunda-feira (12/5), foi anunciado um conjunto de sete medidas para lidar com o prejuízo.
Não existem mais publicações para exibir.