Jordão não registra nenhum caso de estupro em 2025, revela relatório do Ministério Público

Mesmo diante desse cenário alarmante em várias regiões do estado, Jordão aparece como uma exceção.

Enquanto a maioria dos municípios acreanos enfrenta o avanço dos casos de violência sexual, o pequeno e isolado município de Jordão, localizado no interior do Acre, foi o único do estado que não registrou nenhum caso de estupro entre janeiro e maio de 2025. A informação é do Painel de Acompanhamento do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), com base em dados do Sinesp e da Polícia Civil.

O relatório revela que o Acre contabilizou 436 ocorrências de estupro no período — um aumento de 10,10% em relação ao mesmo intervalo de 2024, quando foram registrados 396 casos. A maior parte das vítimas é composta por pessoas consideradas vulneráveis, como crianças, adolescentes e indivíduos com alguma limitação física ou mental.

Mesmo diante desse cenário alarmante em várias regiões do estado, Jordão aparece como uma exceção. A ausência de registros pode estar relacionada ao tamanho populacional reduzido e ao difícil acesso ao município, situado às margens do Rio Tarauacá e com grande parte da população indígena.

No entanto, especialistas apontam que a ausência de notificações também pode estar ligada à possível subnotificação, seja por medo, falta de acesso à informação ou dificuldade em registrar as denúncias nas áreas mais remotas.

Redação Juruá24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Com 38 pensões distribuídas em 4 Mercados Municipais e pontos estratégicos, a cidade oferece uma variedade de refeições regionais, com pratos como galinha caipira e peixe assado.
As causas da morte ainda não foram oficialmente confirmadas, mas há suspeita de que tenha sido um infarto fulminante.
Governo do Acre e Sebrae são unem para celebrar a valorização dos pequenos negócios e da cultura local. O evento conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal.
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul será uma das grandes parceiras na realização da 20ª edição da ExpoAcre Juruá, que acontece de 1º a 6 de julho no espaço de
“Já ouvimos várias pessoas. O caso está praticamente encerrado no que diz respeito à investigação policial. Agora, estamos no aguardo da entrega dos laudos técnicos, que vão determinar a tipificação
A iniciativa liderada pelo gabinete da vice-prefeita pretende transformar a realidade de mulheres em reclusão
Acusada de matar irmão com mais de 30 facadas no Acre se torna ré por homicídio qualificado
O prefeito Naudo Ribeiro destacou a importância da parceria com o Estado e agradeceu pela atenção dedicada ao município.
Não existem mais publicações para exibir.