Lideranças Indígenas e Comunitárias do Juruá Elegem Delegados para o Fórum do Programa Isa Carbono

Fórum deliberativo será realizado em junho, na capital acreana, para atualização da proposta de repartição de benefícios

Representantes dos povos indígenas, ribeirinhos, extrativistas e agricultores familiares dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves elegeram, na sexta-feira (25), os delegados que irão representar a Regional Juruá no fórum deliberativo do Programa Isa Carbono. O evento ocorrerá nos dias 12 e 13 de junho, em Rio Branco, para debater a atualização da proposta de repartição de benefícios do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa).

O encontro, realizado no Centro Diocesano de Treinamento, em Cruzeiro do Sul, incluiu oficinas de capacitação sobre mudanças climáticas, a legislação do Sisa e a metodologia de repartição de benefícios do programa de REDD+ Jurisdicional.

Delegados Eleitos

Representando os povos indígenas da Regional Juruá, foram eleitos nomes como Lucila Nawa e Ilson Carneiro Vieira Nawa, Biraci Brasil Yawanawa e Fernando Carneiro Noke Kui, entre outros de diversas etnias, como Apolima Arara, Apiwtxa, Kuntawa, Nukini e Jaminawa Arara.

Já entre os representantes das comunidades tradicionais, como ribeirinhos, extrativistas e agricultores familiares, foram eleitos Francisco Arlindo Pinheiro de Melo, Iorana Beatriz Melo de Oliveira, Leilizane Felix da Silva, Maria da Glória Batista da Silva, entre outros.

Participação Ampla e Diálogo Ativo

O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, apresentou o estudo técnico que norteia as propostas de atualização da repartição de benefícios. A presidente do IMC, Jaksilande Araújo, destacou a importância do diálogo com as comunidades e da indicação democrática dos delegados.

“Encerramos essa etapa com muito diálogo, escuta participativa e troca de conhecimentos. Agora seguimos para a fase final do processo com todas as regionais reunidas em Rio Branco”, afirmou Jaksilande.

O evento contou ainda com representantes da Funai, Sesai, ICMBio, Ministério Público Estadual, Conservação Internacional e organismos internacionais como Norad, Pnud, Earth Innovation Institute e a Cooperação Alemã GIZ.

Calendário de Próximas Consultas

  • Feijó (Tarauacá/Envira): 8 e 9 de maio
  • Jordão (Consulta extra): 12 e 13 de maio
  • Sena Madureira (Purus): 15 e 16 de maio
  • Rio Branco (Baixo Acre): 27 e 28 de maio

O fórum final acontecerá nos dias 12 e 13 de junho, reunindo todos os delegados eleitos para a deliberação coletiva.

Transparência e Acesso à Informação

Para garantir transparência, o governo do Acre disponibiliza todos os documentos, relatórios e atas das consultas no site do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Iniciativas como "Exporta Mais" e avanços na bioeconomia fortalecem a atuação do país em novos mercados internacionais
Estado apresenta redução significativa em comparação aos anos anteriores; vacinação continua sendo fundamental
Previsão indica possibilidade de temporais em pontos isolados; calor segue intenso em todo o estado
Serviço de Água prevê restabelecimento do fornecimento até terça-feira, 29

A aprovação do Projeto de Lei 4870/24, que cria a Política Nacional de Visitação de Parques Ambientais, abre caminho para o desenvolvimento do ecoturismo no Parque Nacional da Serra do

O contrato de compra, mantido em sigilo pela Petrobras, gerou controvérsias após reportagens apontarem falhas no projeto
O anúncio foi feito neste sábado (26) pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que confirmou o repasse dos recursos federais ao Fundo Estadual de Saúde do Acre

Foto: Prefeitura de Caraguatatuba Um dos grandes entraves para a eliminação da malária é a falta de diagnóstico adequado, alerta o chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária da Fundação

Não existem mais publicações para exibir.