Maio marca queda acentuada nas chuvas e chegada de ondas polares no Acre

Os dados são do meteorologista, Davi Friale, do Portal O Tempo Aqui.

Foto: Sérgio Vale

O mês de maio trouxe mudanças no clima do Acre. Tradicionalmente marcado pela redução das chuvas e pela intensificação das ondas de frio, o período aparece por um cenário mais seco e temperaturas mais amenas, especialmente na capital Rio Branco e nas regiões do vale do rio Acre. Os dados são do meteorologista, Davi Friale, do Portal O Tempo Aqui.

Segundo dados históricos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média pluviométrica em Rio Branco cai quase pela metade em relação ao mês de abril, passando de 204,3 milímetros para 98,7 mm em maio. Além da seca, outro destaque de maio são as ondas de frio polar que passam a atuar com mais frequência.

De acordo com o boletim, essas massas de ar frio atingem principalmente o leste e o sul do estado, provocando quedas acentuadas nas temperaturas.

Com a possível chegada de massas de ar polar, é esperado que as temperaturas fiquem ligeiramente abaixo da média, com possibilidade de ocorrência da primeira friagem do ano antes do dia 15. A friagem, fenômeno característico da Amazônia Ocidental, costuma trazer dias mais frescos e noites frias, marcando a transição para o período menos chuvoso.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo o comunicado, o volume de chuva pode variar entre 20 e 30 milímetros por hora, ou alcançar até 50 milímetros por dia, com ventos intensos entre 40 e 60
O evento contará com competição de som automotivo, carros rebaixados e a categoria Grau de Rua, que envolve manobras radicais com motos.
A programação se estenderá até junho, contemplando as modalidades coletivas quanto as individuais e em duplas.
A Associação atua junto às mulheres as cis e trans encarceradas no Acre desde 2021 nos presídios de Cruzeiro do Sul e Tarauacá.
A medida foi publicada após reunião ocorrida no início da semana com representantes do setor.
Promovida pelo governo do Acre, em parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul e a Associação Comercial e Empresarial (Acecs) local, a festividade atrai o público à Praça Orleir
O Encceja representa uma oportunidade para quem busca a certificação do ensino fundamental e médio.
Segundo relatos, ele chegou à cidade bem vestido, mas hoje vive em situação de rua, pedindo ajuda principalmente nas imediações da agência do Banco do Brasil.
Não existem mais publicações para exibir.