Mais de 6 mil indígenas são afetados pela alagação na região do Juruá, no Acre

Entre os mais afetados estão os povos indígenas, que somam mais de 20 mil pessoas nos municípios de Jordão e Marechal Thaumaturgo, segundo o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena

A região do Juruá, no Acre, enfrenta uma das piores alagações dos últimos anos, que atinge vários municípios e comunidades ribeirinhas. Entre os mais afetados estão os povos indígenas, que somam mais de 20 mil pessoas nos municípios de Jordão e Marechal Thaumaturgo, segundo o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Rio Juruá, Isaac Pyanko.

Em entrevista, Pyanko relatou que a situação é muito difícil e comparou a alagação atual com a de 2008, que foi a mais severa que ele presenciou. Ele disse que a alagação deste ano está sendo mais extensa e duradoura, causando grandes prejuízos às famílias indígenas.

“Essas famílias perderam suas roças, seus bananais, seus animais de criação, onde é a estrutura, a base alimentar e também econômica dessas famílias, que elas criam para a subsistência, mas também o excedente eles comercializam. Então, não só a questão da produção, mas também a questão dos bens, que são as casas que vão ser destruídas, que foram destruídas algumas casas, e aí vem a fome, vem a doença”, afirmou.

Pyanko explicou que a política do DSEI, através do Ministério da Saúde, é fazer a proteção da saúde nos territórios e o saneamento, mas que isso depende da baixa das águas, que ainda não ocorreu. Ele ressaltou que é preciso um planejamento em parceria entre os entes federados, município, estado e união, para que a população indígena possa ser assistida nesse momento de vulnerabilidade, tendo em vista que a região já sofreu com a seca e a virose recentemente.

O coordenador do DSEI informou que as equipes de saúde estão em território, fazendo o levantamento dos dados e das necessidades das comunidades, e que estão articulando e agilizando para que os produtos emergenciais cheguem até as aldeias, com o apoio dos estados e municípios, que recebem os recursos para atender as comunidades indígenas e não indígenas.

Redação jurua24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Com 38 pensões distribuídas em 4 Mercados Municipais e pontos estratégicos, a cidade oferece uma variedade de refeições regionais, com pratos como galinha caipira e peixe assado.
As causas da morte ainda não foram oficialmente confirmadas, mas há suspeita de que tenha sido um infarto fulminante.
Governo do Acre e Sebrae são unem para celebrar a valorização dos pequenos negócios e da cultura local. O evento conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal.
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul será uma das grandes parceiras na realização da 20ª edição da ExpoAcre Juruá, que acontece de 1º a 6 de julho no espaço de
“Já ouvimos várias pessoas. O caso está praticamente encerrado no que diz respeito à investigação policial. Agora, estamos no aguardo da entrega dos laudos técnicos, que vão determinar a tipificação
A iniciativa liderada pelo gabinete da vice-prefeita pretende transformar a realidade de mulheres em reclusão
Acusada de matar irmão com mais de 30 facadas no Acre se torna ré por homicídio qualificado
O prefeito Naudo Ribeiro destacou a importância da parceria com o Estado e agradeceu pela atenção dedicada ao município.
Não existem mais publicações para exibir.