No Acre, mesmo com a recomendação do Ministério da Saúde (MS), a faixa etária para a vacinação contra a Dengue não será ampliada. A coordenadora do Plano Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles, explica que a nota do MS se refere apenas a doses que estejam próximas de vencer, o que não se enquadra nos municípios do Acre.
Atualmente o público alvo da vacinação contra a dengue são crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. No entanto, para acontecer a ampliação da faixa etária, as doses de vacina precisam estar próximas a data de validade, o que não é o caso do Acre, visto que as doses da vacina perdem a validade apenas em setembro de 2025.
“Acontece que essa nota técnica não se enquadra ao nosso estado, uma vez que não há estoque perto da validade. Todos os municípios possuem estoque bem baixo da vacina e ela só vence no mês de setembro de 2025”, explica a coordenadora.
Renata Quiles destaca dois motivos para não ampliar o público-alvo. Em primeiro lugar, ela destaca que o estoque de vacina nos municípios é baixo e, em segundo, que é necessário concluir a vacinação no primeiro público-alvo antes de ampliar a vacinação.
“A nota técnica do ministério é muito clara quando chegar próximo ao momento do vencimento de 60 a 30 dias. Perto da vacina vencer, nós vamos estar avaliando a possibilidade de estender a idade para que se possa vacinar. Mas, nós só temos permissão para fazer isso se a vacina chegar próxima da validade. Então, como já mencionei, nossos estoques aqui no estado são pequenos, que não dá nem para os adolescentes que hoje estão preconizados para a vacinação, de 10 a 14 anos de idade. E a validade é prolongada. Então, até o momento nós não temos nenhuma mudança no estado do Acre em relação à vacinação contra a dengue.”
Redação Juruá24horas
imagem g1// Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom-SC