MPF processa garimpeiro e Marinha do Brasil por mineração ilegal no Amazonas

A ação também responsabiliza a União, por meio da Marinha do Brasil, por omissão na fiscalização e no combate à mineração clandestina.

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública contra um garimpeiro proprietário de diversas dragas utilizadas na extração ilegal de ouro no Igarapé Macueru, afluente do Rio Japura, na divisa entre os municípios de Japurá e Maraa, no Amazonas.

A ação também responsabiliza a União, por meio da Marinha do Brasil, por omissão na fiscalização e no combate à mineração clandestina.

Na ação, o MPF pede à Justiça Federal que determine a interrupção imediata das atividades de pesquisa e exploração mineral na região e que o garimpeiro seja proibido de realizar lavra mineral sem o titulo correspondente e licenciamento ambiental. Além disso, o órgão requer a condenação do acusado ao pagamento de indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 100 mil.

Por Ac24Horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Atualmente o público alvo da vacinação contra a dengue são crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos.
Ao ser questionado sobre o preço do ovo e do café, presidente declarou que quer ‘baixar os preços de todos os alimentos’ e ‘fazer com que o preço volte aos
Segundo o MPF, os envolvidos serão processados por crimes como associação criminosa, estelionato majorado, falsificação de documentos e inserção de dados falsos em sistemas oficiais, com penas de até 32
O alimento chegou ao nível mais caro em pelo menos 22 meses.
Os municípios de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima ficaram no escuro das 22h50 às 23h30.
O crime ocorreu no momento em que o gerente do estabelecimento fechava o caixa.
Equipe de segurança descobre plano de fuga e realiza revista geral no Bloco 7.
O texto será enviado ao Senado.
Não existem mais publicações para exibir.