Operação Curaretinga III: Exército intensifica combate a crimes transfronteiriços e ambientais na região do Juruá

A Operação Curaretinga III é realizada em colaboração com diversos órgãos, incluindo a Polícia Federal, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, o Grupo Especial de

Desde o dia 28 de julho de 2024, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Porto Velho-RO, tem liderado a Operação Curaretinga III, uma série de ações estratégicas voltadas para o combate a crimes transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira dos estados de Rondônia, Acre e sul do Amazonas. Esta operação visa reforçar a segurança e proteção das áreas vulneráveis da região amazônica.

No município de Mâncio Lima-AC e áreas adjacentes, o Comando de Fronteira Juruá/61º BIS tem executado diversas atividades, como patrulhas motorizadas, terrestres e o estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas. As operações buscam não apenas aumentar a presença do Exército Brasileiro na região, mas também reduzir crimes ambientais e transfronteiriços, sempre alinhadas aos valores e ética militar.

A Operação Curaretinga III é realizada em colaboração com diversos órgãos, incluindo a Polícia Federal, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, o Grupo Especial de Segurança em Fronteira (GEFRON), a Polícia Militar, a Polícia Civil, o IBAMA e a Prefeitura de Mâncio Lima. Essa integração entre as agências fortalece a coordenação e a eficácia das ações, promovendo maior segurança para a população local e demonstrando o comprometimento das autoridades com a sociedade.

No dia 30 de julho, uma Ação Cívico-Social foi realizada no Colégio Francisco Freire de Carvalho, em Mâncio Lima. Durante o evento, a comunidade local teve acesso a uma série de serviços essenciais, como atendimentos médicos e odontológicos, testes rápidos, vacinação e a apresentação da tradicional banda do 61º BIS. Essa iniciativa ressalta o compromisso do Exército Brasileiro com o bem-estar e a integração comunitária.

Os resultados da Operação Curaretinga III, no período de 28 a 30 de julho de 2024, incluem:

  • 214 militares envolvidos
  • 23 profissionais civis de diversos órgãos
  • 15 viaturas
  • 240 testes rápidos realizados
  • 25 vacinações efetuadas
  • 58 atendimentos médicos prestados
  • 137 procedimentos odontológicos realizados
  • 57 medicamentos distribuídos
  • 1.872 km percorridos
  • 56 veículos revistados
  • 60 pessoas revistadas

A operação continua em andamento, exemplificando a integração entre o Exército, o poder Executivo Municipal e os Órgãos de Segurança Pública, em benefício da segurança e bem-estar da população acreana.

jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Em cada local, Pablo fez questão de ouvir, dialogar e reafirmar seu compromisso com a destinação de emendas parlamentares para fortalecer essas iniciativas que, segundo ele, transformam vidas.
Eré também destacou figuras pouco conhecidas, mas de grande importância para a história do Acre
A ação teve como objetivo fortalecer a segurança local, tanto para os próprios moradores quanto para os turistas que visitam uma das regiões mais belas e isoladas do Acre.
O senador afirmou que os recursos deveriam ser destinados a produtores rurais da região, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).
Moradores relatam encontrar os caramujos em quintais, jardins e até dentro de residências, especialmente após períodos de chuva.
Dei uma volta por aí e vi que é a terra da ladeira, né? Aqui tem muita ladeira, achei muito massa!”, disse Alanzim.
Para avançar, fontes do governo explicaram à CNN que isso só será possível com uma nova gestão à frente do INSS, que terá uma série de providências administrativas a serem
O CREAS esclarece ainda que já foi sugerida a internação em hospital ou clínica terapêutica, mas Tomás recusou o tratamento até o momento.
Não existem mais publicações para exibir.