PF intensifica combate ao desmatamento e incêndios florestais no Acre e sul do Amazonas

As ações fazem parte de uma estratégia robusta de enfrentamento aos delitos ambientais que afetam diretamente o bioma amazônico e a integridade das terras públicas federais.

A Polícia Federal deflagrou, nas últimas duas semanas, três importantes operações voltadas ao combate aos crimes de desmatamento ilegal e incêndios florestais no estado.

As ações fazem parte de uma estratégia robusta de enfrentamento aos delitos ambientais que afetam diretamente o bioma amazônico e a integridade das terras públicas federais.

As operações denominadas Usurpare III, Pyros I E Pyros II foram realizadas, respectivamente, nos municípios de Acrelândia/AC, Manoel Urbano/AC e Boca do Acre/AM, e já resultaram em prisões, apreensão de equipamentos, bem como na destruição de instrumentos utilizados diretamente na prática criminosa.

As diligências integram o planejamento tático operacional desenvolvido para o ano de 2025 e refletem o compromisso da Polícia Federal em proteger o patrimônio ambiental brasileiro.

Com o objetivo de ampliar sua presença nas áreas mais sensíveis da região, a Polícia Federal instalou base fixa de operações no município de Boca do Acre/AM, além de manter estrutura ativa na capital, Rio Branco/AC.

Ambas as bases servirão de ponto de apoio logístico e operacional para a realização de ações semanais e continuadas ao longo de todo o segundo semestre de 2025.

O foco das operações está centrado em regiões de especial interesse ambiental, onde têm sido identificadas ações de grilagem, invasão de terras públicas federais, desmatamento ilegal e uso indiscriminado de fogo como instrumento de limpeza de áreas.

A atuação tem como objetivo responsabilizar os executores materiais e os mandantes das ações criminosas, assegurando a restauração da legalidade e a repressão qualificada às condutas que comprometem o equilíbrio ambiental.

Por: Portal Gov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ao todo, são 211 mil bolsas de estudo oferecidas para mais de 370 cursos em 887 instituições de ensino privadas em todo o país
Advogado nega que Isaka Ruy tenha fugido após ser acusado por turista chilena de estupro, agressão e roubo durante imersão espiritual no Acre.
Após ser hostilizada por senadores e deputados em audiências anteriores, ministra do Meio Ambiente volta ao Congresso para apresentar metas da pasta e falar sobre a COP30.
Sistema de defesa antiaérea vai aumentar capacidade do Exército; encomenda pode chegar a R$ 5 bi.
A lista saiu na edição do DOE desta segunda-feira (7)
Alterações no certame da SEE são resultado de mandado de segurança e não afetam os demais itens do edital; novos gabaritos já estão disponíveis no site da banca organizadora.
Evento se consolidou como uma das maiores vitrines de negócios e inovação da história da feira
Vereador foi aclamado dirigente estadual da sigla em eleição interna com chapa única.
Não existem mais publicações para exibir.