Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul realizou uma capacitação destinada a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento – UPA. O foco foi a atualizações sobre os protocolos de profilaxia de pré e pós-exposição à raiva.
A capacitação é fundamental para o atendimento a vítimas de mordidas e arranhaduras provocadas por animais domésticos e silvestres.
Priscila Santos, Médica Veterinária da Unidade de Vigilância de Zoonoses, destacou a relevância da capacitação. “Realizamos uma atualização para médicos e a equipe de enfermagem, abordando os protocolos de pré e pós-exposição à raiva. A palestra foi fundamental hoje para orientar os profissionais sobre como devem agir após acidentes envolvendo animais, sejam eles domésticos ou silvestres”, afirmou Priscila.
Elissandra Pinheiro, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da UPA, destacou a importância da parceria com a saúde municipal. “Solicitei essa capacitação devido à sua importância. Aqui na unidade, oferecemos tanto o soro antirrábico quanto a vacina, e frequentemente atendemos casos de mordeduras de animais, incluindo cães e gatos de rua. Esse momento foi crucial para aprimorarmos nosso conhecimento e garantir que aplicamos os protocolos corretamente, assegurando assim a qualidade do atendimento aos pacientes”, ressaltou.