Saúde Municipal capacita servidores para aplicação de vacinas antirrábica e imunobiológicos

A capacitação é fundamental para o atendimento a vítimas de mordidas e arranhaduras provocadas por animais domésticos e silvestres.

Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul realizou uma capacitação destinada a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento – UPA. O foco foi a atualizações sobre os protocolos de profilaxia de pré e pós-exposição à raiva.

A capacitação é fundamental para o atendimento a vítimas de mordidas e arranhaduras provocadas por animais domésticos e silvestres.

Priscila Santos, Médica Veterinária da Unidade de Vigilância de Zoonoses, destacou a relevância da capacitação. “Realizamos uma atualização para médicos e a equipe de enfermagem, abordando os protocolos de pré e pós-exposição à raiva. A palestra foi fundamental hoje para orientar os profissionais sobre como devem agir após acidentes envolvendo animais, sejam eles domésticos ou silvestres”, afirmou Priscila.

Elissandra Pinheiro, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da UPA, destacou a importância da parceria com a saúde municipal. “Solicitei essa capacitação devido à sua importância. Aqui na unidade, oferecemos tanto o soro antirrábico quanto a vacina, e frequentemente atendemos casos de mordeduras de animais, incluindo cães e gatos de rua. Esse momento foi crucial para aprimorarmos nosso conhecimento e garantir que aplicamos os protocolos corretamente, assegurando assim a qualidade do atendimento aos pacientes”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ambos já estavam sendo monitorados pelas autoridades e foram presos por meio de ações coordenadas da equipe da DEAM.
Além do prefeito de Jordão, prefeitos, prefeitas e vice-prefeitos de diversos municípios acreanos também marcam presença no evento
Prazo para apresentar defesa prévia ou indicar o condutor infrator termina em 11 de maio de 2025.
O conteúdo preconceituoso gerou forte repercussão entre alunos e moradores do estado.
O aviso também menciona ventos intensos, com velocidade entre 40 e 60 km/h.
A Escola, que tem 1.225 alunos, vai participar dos Jogos Escolares 2025 com 121 atletas. Inicialmente, os números pedidos são o 36, 38, 40 e 42.
A atividade faz parte de uma iniciativa que busca preparar os alunos para reagir com segurança e eficácia diante de ameaças reais.
Apesar dessa pressão, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), perdeu força ante fevereiro, quando marcou
Não existem mais publicações para exibir.