Saúde Municipal capacita servidores para aplicação de vacinas antirrábica e imunobiológicos

A capacitação é fundamental para o atendimento a vítimas de mordidas e arranhaduras provocadas por animais domésticos e silvestres.

Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul realizou uma capacitação destinada a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento – UPA. O foco foi a atualizações sobre os protocolos de profilaxia de pré e pós-exposição à raiva.

A capacitação é fundamental para o atendimento a vítimas de mordidas e arranhaduras provocadas por animais domésticos e silvestres.

Priscila Santos, Médica Veterinária da Unidade de Vigilância de Zoonoses, destacou a relevância da capacitação. “Realizamos uma atualização para médicos e a equipe de enfermagem, abordando os protocolos de pré e pós-exposição à raiva. A palestra foi fundamental hoje para orientar os profissionais sobre como devem agir após acidentes envolvendo animais, sejam eles domésticos ou silvestres”, afirmou Priscila.

Elissandra Pinheiro, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da UPA, destacou a importância da parceria com a saúde municipal. “Solicitei essa capacitação devido à sua importância. Aqui na unidade, oferecemos tanto o soro antirrábico quanto a vacina, e frequentemente atendemos casos de mordeduras de animais, incluindo cães e gatos de rua. Esse momento foi crucial para aprimorarmos nosso conhecimento e garantir que aplicamos os protocolos corretamente, assegurando assim a qualidade do atendimento aos pacientes”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os jogos na vila contam com a participação das escolas Antônio Ferreira Gomes, Bráz Melo , Marcílio Nunes Ribeiro, Maria de Nazaré de Santiago e Sete de Setembro.
A motivação do homicídio ainda é desconhecida.
A ação teve como objetivo combater os crimes de roubo e atuar de forma estratégica em áreas com maior incidência de criminalidade, conforme apontado pela Análise Criminal.
A identidade da vítima ainda não foi divulgada oficialmente.
Não há informações sobre o motivo da agressão e nem se o homem já foi novamente preso.
O Projeto têm 17 artigos, dentre os quais, a assegura às pessoas com TEA o direito de prestar concursos públicos utilizando-se de recursos de acessibilidade mais adequados à sua condição.
Além desses três, outros dois partidos com ministérios tiveram deputados que assinaram o requerimento.
A publicação segue o cronograma do Edital nº 014 SEAD/SEE, de 14 de abril de 2025.
Não existem mais publicações para exibir.