Seminário Internacional Txai Amazônia vai reunir lideranças no Acre para discutir bioeconomia

Evento acontece de 25 a 28 de junho na UFAC, em Rio Branco, e busca integrar inovação, ciência e saberes tradicionais para o desenvolvimento da Amazônia Legal.

Foto: Pedro Devanir

Entre os dias 25 e 28 de junho de 2025, o espaço e_Amazônia da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco (AC), sediará o Seminário Internacional TXAI Amazônia, um evento crucial para impulsionar a bioeconomia e valorizar a sociobiodiversidade como pilares do desenvolvimento econômico na Amazônia Legal Brasileira.

Realizado pelo Instituto SAPIEN – Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) dedicada à pesquisa e gestão para o desenvolvimento regional –, em colaboração com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), o Governo do Estado do Acre, por meio das Secretarias de Estado de Povos Indígenas (SEPI), Planejamento (SEPLAN), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC) e mais de 20 instituições acreanas, o seminário reunirá líderes e representantes de diversos setores dos nove estados da Amazônia Legal, além de membros da Bolívia e Peru.

O TXAI Amazônia é um Seminário Internacional dedicado a promover a bioeconomia e o desenvolvimento econômico no maior ecossistema tropical do mundo. Se apresenta como uma plataforma para a formulação de soluções inovadoras, integrando conhecimento técnico-científico, inovação e sabedoria ancestral.

A iniciativa pretende impulsionar a bioeconomia e os serviços ambientais, fomentando a sociobiodiversidade da Amazônia brasileira através de um diálogo produtivo que estabeleça uma conexão robusta entre o rigor do conhecimento técnico e científico e a riqueza dos saberes tradicionais.

Nesse contexto, o evento se propõe a aprofundar a compreensão da dimensão da bioeconomia amazônica e discutir estratégias eficazes para o seu fomento. Adicionalmente, o TXAI Amazônia visa contribuir ativamente para a construção de um Plano Nacional de Bioeconomia, buscando acelerar o desenvolvimento de mercados tanto no âmbito público quanto no privado.

A promoção da sociobiodiversidade é outro pilar fundamental, com o intuito de atrair investimentos tanto nacionais quanto internacionais para a região. Em consonância com essa visão, o seminário valoriza profundamente os conhecimentos e as práticas tradicionais dos povos da floresta, buscando integrá-los de maneira sinérgica com as mais recentes inovações tecnológicas, reconhecendo a importância da sabedoria ancestral para um futuro promissor e de possibilidades diversas.

Ao longo de quatro dias de programação intensa, o Seminário TXAI Amazônia1 explorará seus eixos temáticos por meio de painéis dinâmicos, nos quais serão apresentados casos de sucesso emblemáticos da bioeconomia regional. Paralelamente, o público vivenciará uma Mostra Artística vibrante, concebida para fomentar a interação e o diálogo entre povos tradicionais, a comunidade acadêmica, o público em geral e as autoridades presentes, a partir da apresentação de artistas enraizadamente amazônidas.

Para mais informações, acesse:
@txai.amazonia

Homepage

CONHEÇA AS REDES SOCIAIS DO TXAI AMAZÔNIA

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/txai.amazonia/

LINKEDIN: https://www.linkedin.com/company/institutosapien/

TIKTOK: https://www.tiktok.com/@txai.seminario

FACEBOOK: www.facebook.com/txaiamazonia

X: https://x.com/txai_amazonia?s=21

YOUTUBE: https://www.youtube.com/@InstitutoSapien

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Em cada local, Pablo fez questão de ouvir, dialogar e reafirmar seu compromisso com a destinação de emendas parlamentares para fortalecer essas iniciativas que, segundo ele, transformam vidas.
Eré também destacou figuras pouco conhecidas, mas de grande importância para a história do Acre
A ação teve como objetivo fortalecer a segurança local, tanto para os próprios moradores quanto para os turistas que visitam uma das regiões mais belas e isoladas do Acre.
O senador afirmou que os recursos deveriam ser destinados a produtores rurais da região, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).
Moradores relatam encontrar os caramujos em quintais, jardins e até dentro de residências, especialmente após períodos de chuva.
Dei uma volta por aí e vi que é a terra da ladeira, né? Aqui tem muita ladeira, achei muito massa!”, disse Alanzim.
Para avançar, fontes do governo explicaram à CNN que isso só será possível com uma nova gestão à frente do INSS, que terá uma série de providências administrativas a serem
O CREAS esclarece ainda que já foi sugerida a internação em hospital ou clínica terapêutica, mas Tomás recusou o tratamento até o momento.
Não existem mais publicações para exibir.