Violência sexual infantojuvenil acende alerta no Acre com quase 2 mil casos registrados

Desse total, 764 casos ocorreram em Rio Branco e 1.115 no interior.

Foto: reprodução

Dados da Polícia Civil do Acre (PCAC) revelam um quadro preocupante da violência sexual infantojuvenil no estado. Entre 2022 e março deste ano, foram registrados 1.879 boletins de ocorrência relacionados a esse tipo de crime. Desse total, 764 casos ocorreram em Rio Branco e 1.115 no interior.

A maioria das vítimas é do sexo feminino (92%) e a faixa etária mais atingida está entre 12 e 18 anos (59%). Já as crianças de 0 a 12 anos representam 41% dos casos registrados. Diante desses números alarmantes, o delegado-geral da PCAC, José Henrique Maciel, ressalta o comprometimento da instituição no combate a esse tipo de violência.

“A Polícia Civil tem atuado de forma incansável para proteger nossas crianças e adolescentes, com investimentos em investigação, capacitação de profissionais e parcerias institucionais. Esses números mostram que ainda temos muito a fazer, mas também evidenciam que estamos enfrentando esse crime com a seriedade e rigor que ele exige. Vamos continuar avançando com ações integradas e com o fortalecimento de políticas públicas de proteção”, afirmou.

Como parte das ações para enfrentar esse cenário, a Polícia Civil do Acre integra a Operação Caminhos Seguros, promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de intensificar o combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes em todo o país. No Acre, desde o início da operação, em 30 de abril, já foram cumpridos 14 mandados de prisão relacionados a esse tipo de crime.

A Polícia Civil também reforça o apelo à população para que denuncie casos de violência sexual, seja pelo Disque 100 ou diretamente nas delegacias especializadas. “O silêncio alimenta o ciclo da impunidade, mas a denúncia pode salvar vidas”, alerta a instituição.

Com informações da PCAC. Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O velório ocorre em sua residência e o enterro no cemitério Jardim da Paz, na Estrada da Olivença.

A Justiça do Distrito Federal negou o pedido do empresário Antonio Carlos Camilo Antunes para não ser identificado como Careca do INSS. Antunes é um dos investigados na Operação Sem

A atitude da atriz surgiu após um breve diálogo com uma funcionária da unidade.
Para ser atendido em uma agência dos Correios, o aposentado ou pensionista precisa apenas de um documento de identificação.
Nesse período, a operação conduziu 36 pressos à delegacia, atendeu 19 ocorrências, apreendeu 83 kg de droga, 25 armas de fogo, 281 munições e R$ 8.016,50 de dinheiro proveniente do
Os conselheiros também foram favoráveis ao pagamento de uma indenização de R$ 100 mil, em prestação única.
A nova regulamentação foi elaborada a partir de um grupo de trabalho instituído pelo Ministério das Comunicações em 2024.
Para receber as outras nove parcelas mensais, os estudantes do ensino regular devem frequentar, no mínimo, 80% das aulas.
Não existem mais publicações para exibir.