Juruá 24 horas

Comando de Fronteira Juruá/61° BIS realiza Ação Cívico-Social em Terra Indígena no Acre e atendeu cerca de 2 mil pessoas

Na última semana, o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron Juruá/61º BIS) conduziu uma Ação Cívico-Social (ACISO) na Terra Indígena Ashaninka e Apolima Arara do Rio Amônia, no município de Marechal Thaumaturgo, interior do Acre. A iniciativa fez parte da Operação Thaumaturgo I e celebrou o Dia do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro.

A ação, que envolveu a participação de 177 profissionais entre militares e civis, atendeu aproximadamente 2000 indígenas das aldeias Apiwtxa, Novo Destino, Ilda Siqueira, Txanã, Nova Vitória, Tchamuscado e Machadinho. Entre as atividades realizadas, destacaram-se atendimentos médicos e odontológicos, exames laboratoriais, cadastramento no programa Bolsa Família, palestras, e atendimentos jurídicos.

Além das ações em Marechal Thaumaturgo, a ação cívico-social também foi realizada em Cruzeiro do Sul, com foco em atendimentos médicos e odontológicos à população carente. A iniciativa contou com a colaboração de diversas Organizações Militares (OM) da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), sediada em Porto Velho-RO, e foi realizada simultaneamente em vários municípios dos estados do Acre, Rondônia e Amazonas.

A operação evidenciou a vocação humanitária do Exército Brasileiro, que tem se destacado em diversas ações ao longo de sua história, como na Operação Acre, durante as cheias dos rios da região, e na Operação Taquarí 2, com as enchentes no Rio Grande do Sul.

A operação, que envolveu várias secretarias do governo do estado e outras instituições, foi um exemplo de integração e colaboração entre diversos órgãos federais, estaduais e municipais, demonstrando o compromisso do Exército Brasileiro em trabalhar em prol da população acreana e dos povos originários do extremo ocidental amazônico.

jurua24horas

Sair da versão mobile