Em Cruzeiro do Sul, Presos do Presídio Manoel Neri da Silva denunciam suspensão de direitos e condições precárias

Eles alegam que essa privação tem intensificado o isolamento psicológico dentro do presídio.

Reeducandos do Presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, enviaram uma carta denunciando a suspensão de direitos básicos, incluindo o banho de sol, que estaria proibido há cerca de dois meses nos blocos 7 e 8. O documento também relata problemas na assistência médica, dificuldades no acesso a higiene e condições consideradas degradantes dentro da unidade prisional.  

No relato, os presos afirmam que a suspensão do banho de sol tem afetado diretamente a saúde dos detentos, causando problemas de pele devido à falta de exposição ao sol. Além disso, segundo a carta, muitos reeducandos que passaram por procedimentos cirúrgicos estariam com suturas e curativos sem acompanhamento adequado, já que o setor de saúde da unidade não estaria prestando a assistência necessária.  

Outro ponto abordado no documento é a ausência de atividades de ressocialização e a retirada de televisores, que, segundo os detentos, eram a única forma de manter contato com o mundo exterior. Eles alegam que essa privação tem intensificado o isolamento psicológico dentro do presídio.  

“Não queremos sair antes do tempo que nos foi imposto para cumprir, porque cometemos um crime e devemos pagar. Mas queremos o mínimo de dignidade para cumprir nossas penas”, destaca um trecho da carta.  

Os reeducandos alertam que a situação pode gerar um ambiente de tensão dentro da unidade, afirmando que se sentem cada vez mais pressionados e isolados. Na carta, eles pedem que as autoridades competentes avaliem as condições do presídio e garantam o cumprimento dos direitos previstos na Lei de Execução Penal (LEP).  A carta é entitulado pelos próprios presos como um pedido de socorro urgente .

O Jurua24horas entrou em contato com a administração do Presídio Manoel Neri da Silva e aguarda um posicionamento oficial sobre as denúncias.

Redação Jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pela manhã desta sexta-feira (14) outro deslizamento foi registrado em um ponto diferente da cidade.
A previsão meteorológica indica que até o dia 18 de março pode chover entre 25 e 100 milímetros na região do Juruá, com maior concentração em Cruzeiro do Sul e
No entanto, apesar da gravidade do acidente, os ocupantes do carro tiveram apenas arranhões leves.
A equipe iniciou as buscas, percorrendo cerca de 8 km por uma estrada lamacenta e de difícil acesso.
De acordo com o aviso, as chuvas podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumular de 50 a 100 milímetros ao longo do dia.
Os proprietários têm o prazo de 10 dias, a contar da publicação do edital, para quitar os débitos pendentes, como IPVA, multas, taxas de licenciamento.
A equipe do Juruá24horas entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Rodrigues Alves para entender as ações que estão sendo tomadas sobre a questão da infraestrutura
A campanha faz parte do projeto do Proad Sus, do ministério da Saúde, coordenado pelo hospital Albert Einstein. Segundo a pesquisadora Franciely Gonçalves, da Universidade Federal do Acre (UFAC).
Não existem mais publicações para exibir.