O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul tem registrado um aumento no resgate de animais silvestres devido à cheia do Rio Juruá. Segundo o comandante da corporação, Capitão Josadac Cavalcante, nos primeiros três meses de 2025, 95 animais foram capturados, sendo 67 deles silvestres. A maioria dos resgates envolve serpentes, que deixam seus habitats naturais alagados e acabam invadindo residências.

Entre os casos atendidos, destacam-se duas serpentes peçonhentas encontradas dentro de casas e três sucuris de médio e grande porte, que foram resgatadas após se aproximarem de quintais em busca de alimento, como galinhas, patos e até cachorros.
O Corpo de Bombeiros alerta os moradores para que não tentem capturar serpentes, especialmente as peçonhentas, e acione imediatamente o serviço de emergência pelo telefone 193. Já em relação às sucuris, a recomendação é que criadores de animais redobrem os cuidados, pois esses répteis podem representar risco, inclusive para crianças pequenas.
Apesar do aumento nos registros, o comandante informou que não houve acidentes oficiais com acionamento dos bombeiros. No entanto, há relatos de picadas de serpentes em áreas rurais que não foram notificadas à corporação.
Redação Juruá24horas