Ibama inicia capacitação de brigadistas para atuação no combate a incêndios florestais no Vale do Juruá

No total, 30 alunos participam da capacitação. Destes, 15 serão contratados para atuação direta e os outros 15 comporão o cadastro de reserva.

Com a aproximação do período de estiagem no Acre, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do programa Prevfogo, iniciou nesta semana a capacitação de brigadistas que atuarão no combate a incêndios florestais na região do Vale do Juruá.

Segundo o coordenador estadual do Prevfogo no Acre, Diogo Selhorst, a formação está em fase final e a expectativa é que, até o dia 1º de junho, 15 brigadistas estejam contratados e prontos para atuar em ocorrências.

“Estamos nos aproximando do período de estiagem e a brigada será contratada. Estamos no período de formação ainda dos brigadistas, mas a partir de 1º de junho já estaremos com 15 brigadistas formados, contratados e prontos para atuar em ocorrências de incêndios florestais aqui na região do Juruá”, destacou Selhorst.

No total, 30 alunos participam da capacitação. Destes, 15 serão contratados para atuação direta e os outros 15 comporão o cadastro de reserva. O treinamento envolve aulas teóricas e práticas, com foco em manuseio de ferramentas, deslocamento com equipamentos, abertura de linhas de contenção, construção de aceiros, técnicas de acampamento e outras ações em campo.

A atuação dos brigadistas do Prevfogo será integrada a outras instituições de resposta, como o Corpo de Bombeiros, o ICMBio e outras forças locais. A área de atuação dos brigadistas do Ibama abrange principalmente terras indígenas, assentamentos federais e unidades de conservação sob responsabilidade do governo federal.

“Nós e os brigadistas do Prevfogo estaremos prontos para dar resposta aos incêndios florestais, em cooperação com outras instituições de resposta. O contrato terá duração de seis meses, abrangendo o período mais crítico de ocorrência de incêndios”, completou o coordenador.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mestre Benna é graduado em evento que celebra a força da capoeira em Cruzeiro do Sul
As buscas continuam para localizar o quarto integrante.
O projeto "Remidos em Ação" continua sendo um exemplo de fé em prática, levando não só ajuda material, mas também o amor de Cristo a quem mais precisa.
O caso será investigado pela Polícia Civil, que ainda apura a motivação e a identidade dos autores do homicídio.
Apesar dos preços elevados, a tradição falou mais alto e muitos não abriram mão de garantir o presente para a família.
Em algumas regiões, a luz foi interpretada como um sinal espiritual por causa do formato que, segundo internautas, lembrava a imagem de Jesus Cristo.
Abordagem aconteceu durante operação de trânsito; indivíduo era acusado de envolvimento em processo judicial e foi encaminhado à delegacia
Não existem mais publicações para exibir.