Lançamento do documentário “Festivais Regionais: Cultura e Riquezas do Vale do Juruá” acontece nesta segunda-feira, 14 de julho, no Cine Romeu

A produção também destaca o trabalho de produtores culturais, artistas, agricultores e demais personagens que fazem parte dessa rica história.

Na próxima segunda-feira, 14 de julho, às 8h da manhã, será realizado no Cine Romeu, em Cruzeiro do Sul, o lançamento oficial do curta-metragem documentário “Festivais Regionais: Cultura e Riquezas do Vale do Juruá”. A produção é uma realização do designer Anisio Barbosa, com co-produção da jornalista Vanísia Nery, e será exibida especialmente para estudantes do ensino médio, mas também estará aberta ao público geral interessado em conhecer mais sobre a riqueza cultural do interior do Acre.

O documentário é uma verdadeira viagem pelos principais festivais realizados nos municípios da macrorregião do Vale do Juruá, revelando a força da cultura, do turismo e da produção local. A cada ano, entre os meses de maio e setembro, milhares de pessoas se reúnem para celebrar a identidade de cada cidade por meio da festa, da música, da culinária e da economia criativa.

Durante a exibição, o público vai conhecer um pouco mais sobre:

• Festival da Farinha (Cruzeiro do Sul): tradição, sabor e identidade de um dos produtos mais emblemáticos do Acre;

• Festival da Banana (Rodrigues Alves): agricultura e cultura em uma celebração cheia de sabor e alegria;

• Festival do Açaí (Feijó): o melhor açaí do Brasil como protagonista de uma festa que atrai visitantes de todo o país;

• Festival do Abacaxi (Tarauacá): o orgulho de produzir um dos maiores abacaxis do Brasil;

• Festival do Milho (Porto Walter): união da comunidade em torno de um dos alimentos mais presentes na mesa regional;

• Festival do Feijão (Marechal Thaumaturgo): diversidade agrícola e integração cultural;

• Expo Mâncio Lima (Mâncio Lima): vitrine da agricultura e inovação local, antiga festa do coco.

O curta-metragem foi patrocinado pela Fundação Elias Mansour, Governo do Estado do Acre, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio de investimentos que fortalecem a difusão cultural e o audiovisual na Amazônia acreana.

Mais do que festas, os eventos simbolizam o orgulho do povo acreano, a preservação das tradições e o fortalecimento da identidade cultural do Vale do Juruá. A produção também destaca o trabalho de produtores culturais, artistas, agricultores e demais personagens que fazem parte dessa rica história.

📍 Serviço:

Lançamento do documentário “Festivais Regionais: Cultura e Riquezas do Vale do Juruá”

🗓 Segunda-feira, 14 de julho

⏰ 8h da manhã

📍 Local: Cine Romeu – Cruzeiro do Sul

🎟 Aberto ao público

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O vereador desde então, vem se destacando como uma das vozes mais ativas e combativas da Câmara Municipal.
Além dos casos confirmados no país vizinho, também há registros no Peru, o que reforça a necessidade de vigilância e prevenção.
As taxas de positividade também colocam Cruzeiro do Sul à frente: 46,6% das amostras testadas deram positivo, enquanto Rio Branco registrou 30,3%.
A expectativa é de que a iniciativa sirva como modelo para soluções sustentáveis em comunidades isoladas da região amazônica.
As obras seguem em ritmo acelerado e têm impacto direto na vida das famílias rurais, garantindo melhores condições de acesso.
A cover afirma que a ação judicial teve como motivação o fato de ela se apresentar como intérprete oficial da artista, que morreu em 2021.
A Delegacia de Polícia Civil de Senador Guiomard conduz as investigações e trabalha para identificar os autores do crime.
No vídeo, o casal revela que Lucas envia mensagens para o cantor desde 2019, sempre com muito bom humor e admiração, mas nunca havia recebido resposta.
Não existem mais publicações para exibir.