Naufrágios e colisões aumentam no Vale do Juruá, e Bombeiros fazem alerta sobre segurança na navegação

Somente neste ano, já foram registrados sete naufrágios, sendo três apenas nos últimos dez dias.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, Josadac Cavalcante, alertou para o aumento significativo no número de naufrágios e colisões de embarcações na região do Vale do Juruá. Segundo ele, somente neste ano, já foram registrados sete naufrágios, sendo três apenas nos últimos dez dias.

“Neste ano, as equipes de mergulhadores do 4º Batalhão têm sido bastante demandadas para atividades de busca, tanto de bens e motores quanto de vítimas de afogamento. Sabemos que há outros casos que não chegam ao Corpo de Bombeiros, mas os que atendemos já somam sete embarcações que naufragaram, seja por sobrepeso ou por colisão”, afirmou o comandante.

Nos últimos dias, três colisões de embarcações de pequeno porte ocorreram em frente à cidade de Cruzeiro do Sul, resultando no naufrágio de uma delas. As equipes de resgate atuaram para recuperar os motores que ficaram submersos no rio. Felizmente, até o momento, os danos foram apenas materiais.

Um dos casos mais recentes aconteceu no Rio Azul, onde uma embarcação carregada com mais de 100 sacos de farinha afundou após perder o controle durante uma curva. Segundo o comandante, o nível elevado da água e a turbulência do rio contribuíram para o acidente. “As imagens mostram que a embarcação estava sobrecarregada, o que potencializa esse tipo de ocorrência”, destacou.

Os bombeiros reforçam o alerta para os principais fatores que levam a esses incidentes: excesso de velocidade, transporte de carga acima da capacidade e a falta de amarração dos motores às embarcações, o que dificulta os resgates. A recomendação é que os navegantes sigam todas as normas de segurança, incluindo o uso de coletes salva-vidas, para evitar tragédias.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

As temperaturas ficaram acima da média em grande parte do Brasil.
O flagrante raro foi feito por um pescador, que registrou o momento em que o felino nada tranquilamente pelas águas do rio.
Enquanto enfrentam alagamentos, pescadores amadores encontram no rio uma oportunidade de lazer e sustento.
Segundo o governo, a adesão ao Sisan representa um compromisso firme por parte das administrações locais em garantir que a população tenha acesso a alimentos de qualidade.
Na sexta-feira (21), o dólar à vista fechou o dia em alta de 0,69%, a R$ 5,7156
Com o potencial de oferecer crédito menos caro a até 47 milhões de pessoas, a nova modalidade entrou em vigor na última sexta-feira.
A análise terá início na manhã do dia 25 e deve se encerrar no dia 26.
Prefeito Naudo Ribeiro e senador Sérgio Petecão garantem recursos para educação e infraestrutura de Jordão.
Não existem mais publicações para exibir.