Primeiras famílias deixam suas casas devido à cheia do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul

As famílias que precisarem de assistência devem acionar a Defesa Civil pelo telefone do Corpo de Bombeiros pelo 193.

Com o nível do Rio Juruá atingindo 13,62 metros na manhã desta terça-feira (18), as primeiras famílias começaram a deixar suas casas em busca de locais mais seguros. De acordo com o prefeito Zequinha Lima, equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social já estão atendendo os chamados e garantindo suporte às famílias afetadas.

Screenshot

“Nós já temos três chamados para o socorro de famílias que pediram para ser levadas a um local seguro. Outras duas solicitaram transporte para casas de parentes. Nosso abrigo já está preparado para receber essas pessoas”, afirmou o prefeito, que tem acompanhado de perto a situação. Ele destacou ainda que o rio segue subindo em média 4,5 cm a cada 12 horas e que a previsão é de que continue enchendo nos próximos dias, mesmo sem chuvas.

12 bairros já foram afetados

Screenshot

Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, José Lima, a cheia já atinge 12 bairros e diversas comunidades rurais. Além disso, cerca de 157 famílias estão sem fornecimento de energia elétrica. “Estamos monitorando a situação 24 horas por dia, com abrigos prontos e o plano de contingência em ação. O prefeito tem acompanhado de perto as vistorias para minimizar os impactos dessa cheia”, explicou.

As famílias que precisarem de assistência devem acionar a Defesa Civil pelo telefone do Corpo de Bombeiros pelo 193.

Abrigos preparados para acolher família

Screenshot

A secretária de Assistência Social, Milca Santos, informou que as primeiras famílias desabrigadas estão sendo levadas para a Escola Corazita. “Nossa equipe já está no local para acolhimento, cadastramento e acompanhamento dessas pessoas. Estamos garantindo alimentação adequada e fazendo os encaminhamentos necessários para saúde, educação e outros serviços”, disse.

Outras escolas também estão preparadas para receber mais famílias caso o nível do rio continue subindo.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.