Com o nível do Rio Juruá atingindo 13,62 metros na manhã desta terça-feira (18), as primeiras famílias começaram a deixar suas casas em busca de locais mais seguros. De acordo com o prefeito Zequinha Lima, equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social já estão atendendo os chamados e garantindo suporte às famílias afetadas.

“Nós já temos três chamados para o socorro de famílias que pediram para ser levadas a um local seguro. Outras duas solicitaram transporte para casas de parentes. Nosso abrigo já está preparado para receber essas pessoas”, afirmou o prefeito, que tem acompanhado de perto a situação. Ele destacou ainda que o rio segue subindo em média 4,5 cm a cada 12 horas e que a previsão é de que continue enchendo nos próximos dias, mesmo sem chuvas.
12 bairros já foram afetados

Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, José Lima, a cheia já atinge 12 bairros e diversas comunidades rurais. Além disso, cerca de 157 famílias estão sem fornecimento de energia elétrica. “Estamos monitorando a situação 24 horas por dia, com abrigos prontos e o plano de contingência em ação. O prefeito tem acompanhado de perto as vistorias para minimizar os impactos dessa cheia”, explicou.
As famílias que precisarem de assistência devem acionar a Defesa Civil pelo telefone do Corpo de Bombeiros pelo 193.
Abrigos preparados para acolher família

A secretária de Assistência Social, Milca Santos, informou que as primeiras famílias desabrigadas estão sendo levadas para a Escola Corazita. “Nossa equipe já está no local para acolhimento, cadastramento e acompanhamento dessas pessoas. Estamos garantindo alimentação adequada e fazendo os encaminhamentos necessários para saúde, educação e outros serviços”, disse.
Outras escolas também estão preparadas para receber mais famílias caso o nível do rio continue subindo.
Redação Juruá24horas