Teve início nesta segunda-feira, 26, em Cruzeiro do Sul, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), promovida pelo Sebrae. A iniciativa, que ocorre simultaneamente em todo o país, é voltada para a valorização e fortalecimento dessa categoria empresarial, que já soma mais de 16 milhões de empreendedores no Brasil.
De acordo com Francimir França, analista de atendimento do Sebrae, a ação busca atender, orientar e capacitar os microempreendedores locais. “O Sebrae tem o papel de fomentar o empreendedorismo e cuidar da sobrevivência dos pequenos negócios. Por isso, oferecemos uma programação gratuita que ajuda não só na abertura de empresas, mas também na boa gestão e crescimento dos negócios”, destacou.
A programação, que se estende até a próxima sexta-feira, 30, inclui palestras sobre vendas, precificação, vendas online, acesso a crédito e orientações técnicas, todas voltadas para o MEI. Um dos destaques é a palestra magna “Vendas 5.0”, que acontece nesta segunda-feira, às 19h, no auditório do Senac.
Outro ponto importante da semana é o prazo final para a entrega da declaração anual de faturamento do MEI, que encerra no dia 31 de maio. Quem perder o prazo estará sujeito a multa. “É uma obrigação legal, e o Sebrae está oferecendo atendimento gratuito para orientar e ajudar os microempreendedores a fazerem sua declaração, tanto no escritório quanto no posto da OCA, das 7h30 às 13h30”, alertou Francimir.
A Semana do MEI é aberta não só para microempreendedores individuais, mas para todo o público empresarial da região. A programação completa está disponível no Sebrae de Cruzeiro do Sul.
Por Juruá online