Na tarde desta quinta-feira (20), seis vereadores de Cruzeiro do Sul participaram de uma reunião na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (DERACRE) para tratar sobre melhorias na infraestrutura dos ramais da região. A reunião contou com a presença da presidente do órgão, Sula Ximenes, e também do Gerente Regional Mauri Barbosa que apresentou o planejamento do DERACRE para 2025, incluindo ações para Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

Segundo Sula Ximenes, o encontro foi parte de uma série de reuniões que vêm sendo realizadas desde o dia anterior. “Ontem tivemos um planejamento com a equipe técnica, hoje pela manhã conversamos com associações e agora à tarde ouvimos os vereadores. Mostramos o planejamento do DERACRE para os ramais em 2025, incluindo quilometragens para Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, além de ações de tapa-buraco”, explicou.

Os vereadores apresentaram uma demanda para manutenção de aproximadamente 500 quilômetros de ramais. De acordo com a presidente do DERACRE, a maior parte dessas solicitações já estava contemplada no planejamento do órgão, e há possibilidade de inclusão das demais.
A vereadora Valéria Lima (PP) destacou a importância da reunião para buscar soluções concretas para os moradores das áreas rurais. “Nesta época de inverno, as dificuldades aumentam, afetando o escoamento da produção, a saúde, a educação e o transporte. O que buscamos é um planejamento adequado, com estratégias de curto, médio e longo prazo. Chegamos ao consenso de que a melhor forma de discutir essas melhorias é através de uma audiência pública, que será organizada pela Câmara. Vamos convidar deputados estaduais, federais e senadores para discutir a real situação dos ramais e as áreas mais críticas”, afirmou.

O vereador Franciney Freitas (PP) também enfatizou a necessidade de articulação política para garantir avanços na infraestrutura rural. “O DERACRE demonstrou ser parceiro e se comprometeu a realizar as melhorias, incluindo recuperação de pontes e ações emergenciais de tapa-buraco. Mas sabemos que esse é apenas um passo inicial e precisamos de mais investimentos para garantir trafegabilidade com qualidade para nossa população”, pontuou.
A audiência pública mencionada pelos vereadores deve ser organizada no próximo mês , reunindo representantes de diferentes esferas do poder público e lideranças comunitárias para ampliar o debate e buscar soluções mais efetivas para os ramais do município.
Redação Juruá24horas